sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Plano do 5º ano do Ensino Fundamental


LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO
1° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Analisar regularidades da escrita e derivação de regras ortográficas, concordância verbal e nominal, relação entre acentuação e tonicidade, regras de acentuação;
· Produzir textos utilizando estratégias de escrita: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação;
· Acentuar as palavras conforme regras gerais da tonicidade;
· Valorizar a leitura como fonte de prazer de estética, de entretenimento e de informação;
· Identificar e caracterizar os tipos de frases (afirmativas, negativas e interrogativas);
· Identificar a pontuação: ponto final, exclamação, interrogação e reticências nos textos;
· Identificar diferentes funções da vírgula e ser capaz de reescrever trechos utilizando a vírgula de maneira eficiente;
· Aplicar as reticências e vírgula na escrita;
· Comparar, discriminando semelhanças e diferenças no uso da vírgula;
· Buscar informações e consultar fontes de diferentes tipos (jornal, revista, enciclopédia);
· Reconhecer as diferentes situações comunicativas, em que as interjeições são aplicadas;
· Revisar seus próprios textos a partir de uma primeira versão, com ajuda do professor, redigir as versões necessárias até considerá-lo suficientemente bem escrito para o momento;
· Identificar a sílaba tônica e perceber a acentuação em palavras proparoxítonas e oxítonas;
· Discutir e reconstruir progressivamente regras na escrita das palavras (regularidades) e
consultar o dicionário e/ ou outras fontes autorizadas nos casos em que não há regras (irregularidades);
· Análise de diferentes formas de linguagem utilizadas para representar o mundo das emoções (jogos dramáticos, imagens, quadro);
· Revisar textos coletivos produzidos (coletivamente ou em duplas) refletindo sobre as questões que representem as dificuldades dos alunos, observando as regularidades ortográficas e gramaticais, sugerindo e discutindo diferentes formas de transformação dos textos;
· Criar cartazes respeitando a ortografia correta;
· Perceber a presença de encontro consonantais e/ ou dígrafos;
· Reconhecer os sons representados pela sequência de letras;
· Utilizar as palavras corretamente em uma frase;
· Identificar verbos em frases e perceber a idéia que eles transmitem;
· Relembrar e aplicar tempos verbais;
· Utilizar corretamente os verbos em determinados tempo verbais de acordo com o enunciado;
· Comparar, discriminando semelhanças e diferenças entre argumentar e opinar;
· Identificar situações de argumentação e de opinião.
CONTEÚDOS
· Regras de acentuação;
· Sinais de Pontuação
· Interjeição;
· Tipos de frases;
· Uso do dicionário;
· Encontro consonantal, vocálico e dígrafos;
· Palavras escritas com SC e XC;
· Classificação quanto ao número de sílabas;
· Silaba tônica;
· Leitura;
· Gêneros textuais (fábulas, biografias, autobiografias, entrevistas);
· Interpretação.

2º BIMESTRE

OBJETIVOS
· Identificar em um texto os substantivos, observando suas formas de flexão e sua classificação quanto ao significado;
· Aplicar as habilidades de leitura na compreensão e análise do texto;
· Analisar os elementos da narrativa, presentes no texto conflito, complicações do conflito até a solução;
· Identificar as características do gênero e aplicar os elementos necessários à escrita para produzir um relato;
· Escrever um relato de lembrança da infância;
· Revisão do próprio texto durante o processo de redação, relendo cada parte escrita, verificando a articulação com o já escrito e planejando o que falta escrever;
· Identificar e utilizar corretamente na produção de texto os sinônimos e antônimos;
· Uso de recursos variados para resolver dúvidas na leitura: seguir lendo em busca de informação esclarecedora, deduzir do contexto, consultar dicionário, etc.;
· Perceber a função do artigo ao acompanhar palavras masculinas ou femininas;
· Observar que os artigos também concordam em número (singular e plural) com as palavras que o acompanham;
 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
CONTEÚDOS
· Substantivos;
· Artigos definidos e indefinidos;
· Leitura e interpretação;
· Uso do dicionário;
· Antônimo e sinônimos;
· Palavras com: S, SS, C, Ç, CH e X;
· Escrita;
· Gêneros textuais (convite, bilhete, receita, musica e poemas).

3° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Inferir significado das expressões do texto relacionando-os a provérbios;
· Identificar e classificar adjetivos nas produções textuais (grau, formação, flexão, locução adjetiva, adjetivos pátrios);
· Elaborar uma fábula a partir de um provérbio;
· Reconhecer e identificar as diferentes terminações das palavras conforme a classe gramatical;
· Classificar e empregar pronomes em textos diversificados (tratamento, demonstrativos, possessivos, indefinidos);
· Utilizar indicadores para fazer antecipações e inferências em relação ao conteúdo (tipo de portador, características gráficas, conhecimento do gênero ou do estilo do autor, etc.) e à intencionalidade;
· Utilização de recursos eletrônicos (DVD e gravador) para registrar situações de comunicação oral tanto para documentação como para análise;
· Explicar e argumentar as situações que envolvam seu cotidiano;
· Desenvolver atitude crítica a partir da leitura de textos diversos;
· Criar textos de humor na forma de anúncios classificados;
· Transformar um texto narrativo em história em quadrinhos;
· Escrever um texto narrativo com base em fatos do dia a dia;
· Criar um texto informativo publicitário com objetivo e público-alvo definidos;
· Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
CONTEÚDOS
· Provérbios;
· Adjetivos;
· Palavras terminadas em AM/ÃO, ZINHO/ SINHO, L/U, SSE e ICE;
· Pronomes;
· Gênero textual (história em quadrinhos, poemas, lendas, trava-línguas, parlendas, contos e músicas);
· Interpretação.

4° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Identificar a função do advérbio e perceber a ideia que transmite;
· Destacar o advérbio na frase, bem como perceber a ideia que ele transmite;
· Conhecer e localizar os advérbios nos textos;
· Aplicar concordância verbal e nominal nas produções orais e escritas;
· Elaborar resumo de um texto literário baseando-se em um esquema;
· Empregar os verbos relacionando-os aos pronomes pessoais (pretérito perfeito, presente e futuro do presente);
· Diferenciar biografia e autobiografia e reconhecer os pronomes adequados a cada um dos textos;
· Separar nas frases sujeito e predicado;
· Revisar o próprio texto, depois de produzida uma primeira versão, trabalhando sobre o rascunho para aprimorá-lo, considerando as seguintes questões: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação e ortografia;
· Demonstrar compreensão e textos ouvidos por meio de resumo das ideias;
· Reconhecer preposições em trechos propostos;
· Identificar a que elemento do texto a preposição se refere ou se relaciona;
· Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, e função das condições e que ele foi produzido e daquelas em que será recebido;
· Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc..
CONTEÚDOS
· Verbos;
· Advérbios;
· Sujeito e predicado;
· Preposição;
· Gênero textual (crônicas, biografias, gibis, textos jornalísticos, informativos);
· Leitura;
· Interpretação.

MATEMÁTICA – 5° ANO
1° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Resolver problemas utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro;
· Diferenciar número e algarismo;
· Ler, escrever, comparar e decompor números;
· Observar os valores de um algarismo em um número através do quadro valor lugar;
· Desenvolver procedimentos de cálculo mental e escrito;
· Resolver situações-problema do campo aditivo (adição e subtração) e multiplicativo (multiplicação e divisão);
· Calcular mentalmente múltiplos, divisores, aproximação e arredondamento;
· Reconhecer os divisores de alguns números;
· Analisar diferentes procedimentos de cálculo;
· Identificar e utilizar operações inversas (prova real);
· Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
CONTEÚDOS
· Sistema de numeração;
· Números decimais;
· Sistema monetário;
· Números e operações;
· Problemas;
· Cálculos.


2º BIMESTRE

OBJETIVOS
· Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas);
· Interpretar e produzir gráficos e tabelas;
· Comparar frações;
· Reconhecer os divisores de alguns números;
· Ler, escrever e representar frações de uso frequente;
· Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações;
· Representar frações por meio de desenhos;
· Comparar frações;
· Entender a função das operações inversas e a relação entre elas (prova real);
· Encontrar um número divisor;
· Resolver problemas com frações;
· Identificar números primos e números compostos;
· Operar com múltiplos e múltiplos comuns;
· Utilizar as regularidades das multiplicações e divisões por: 10, 100 e 1000 para resolver cálculos;
· Realizar estimativas e cálculos mentais;
· Identificar a fração como representação que pode estar associada à diferentes significados.
CONTEÚDOS
· Gráficos e Tabelas;
· Expressões Numéricas;
· Problemas;
· Frações;
· Quatro operações;
· Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C);
· Máximo Divisor Comum (M.D.C);
· Números primos e compostos.

3° BIMESTRE

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
· Operar com frações;
· Identificar frações equivalentes;
· Resolver problemas envolvendo frações;
· Saber as quatro operações fundamentais para resolver problemas;
· Inventar problemas relativos as quatro operações;
· Interpretar expressões numéricas;
· Reconhecer equivalências entre unidades de medidas;
· Reconhecer símbolos de diferentes unidades de medida;
· Compreender as equivalências entre diferentes unidades de medida de comprimento e de massa;
· Conhecer a forma correta da grafia de medidas envolvendo diferentes unidades de medida;
· Identificar as frações a que representam o numerador e o denominador;
· Resolver expressões numéricas;
· Comparar e ordenar representações fracionárias de uso frequente;
· Realizar estimativas, cálculos mentais e escritos;
· Somar, subtrair, dividir e multiplicar valores em dinheiro;
· Resolver problemas utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro;
· Identificar as formas geométricas (triângulos, quadriláteros, pentágonos e hexágonos);
· Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
CONTEÚDOS
· Grandezas e medidas;
· Cálculos;
· Frações;
· Expressões numéricas;
· Sistema Monetário;
· Geometria;
· Problemas.

4° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Comparar e ordenar números decimais na forma de fração decimal;
· Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta decimal;
· Reconhecer e utilizar em situações reais unidades usuais de medidas de comprimento, massa, capacidade, superfície e tempo;
· Diferenciar área e perímetro;
· Conhecer diferentes procedimentos para o cálculo de porcentagens;
· Compreender a ideia de probabilidade;
· Adicionar e subtrair números decimais, utilizando estratégias próprias e técnicas convencionais;
· Calcular porcentagens simples;
· Comparar e ordenar números racionais na forma decimal;
· Resolver problemas significativos utilizando unidades de medidas padronizadas como: km, m, cm, mm, kg, g, mg, l, ml...
· Resolver problemas envolvendo noções de porcentagem (25%, 50% e 100%).
CONTEÚDOS
· Cálculos
· Problemas
· Porcentagem
· Números Decimais
· Grandezas e Medidas
· Geometria, simetria, ângulos.

CIÊNCIAS – 5° ANO
1° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Compreender que o corpo humano é formado por sistemas;
· Compreender que órgãos formam um sistema e cada qual tem suas funções;
· Compreender que no sistema digestório, a digestão passa por diversas etapas, iniciando na boca e terminando no intestino delgado;
· Enumerar os órgãos que formam o sistema digestório e suas funções;
· Compreender que há transformações físicas e químicas do alimento;
· Identificar os órgãos do sistema respiratório e suas funções;
· Compreender o processo de expiração e inspiração;
· Descrever doenças respiratórias, sintomas, causas e prevenção.
 CONTEÚDOS
· A organização do Corpo Humano;

2° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Compreender que o sistema urinário tem uma função importante em nosso organismo;
· Identificar os órgãos do sistema nervoso e suas funções;
· Concluir que os órgãos do sentido captam mensagens devido à integração com o sistema nervoso;
· Compreender o que são hormônios e a sua atuação no organismo;
· Identificar os órgãos que compõem os sistemas genitais: masculino e feminino, fazendo relações com a educação para a sexualidade;
· Comparar e descrever diferenças entre o gênero masculino e feminino.
CONTEÚDOS
· A organização do Corpo Humano.


3° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Relacionar a água com a vida no planeta Terra;
· Reconhecer a escassez da água;
· Identificar as porcentagens de água doce e de salgada disponíveis no planeta;
· Compreender as consequências da poluição da água;
· Reconhecer a importância das matas ciliares para a manutenção dos rios e das florestas;
· Compreender a necessidade de mudar de hábitos para preservar a água;
· Ler e interpretar a Declaração Universal dos Direitos da Água;
· Reconhecer que os seres vivos estão adaptados as condições dos ambientes em que vivem;
· Compreender o significado da palavra habitat;
· Identificar diferentes ecossistemas;
· Identificar as condições necessárias para a preservação de um ecossistema;
· Definir o termo ecologia;
· Compreender as transformações da energia que ocorrem no dia a dia;
· Reconhecer as formas de produção de calor;
· Compreender que o calor é obtido através da combustão;
· Identificar os materiais que são bons e maus condutores de calor;
· Compreender as transformações de energia nos animais e vegetais;
· Reconhecer como se dá o processo de gasto de energia durante o sono;
· Identificar as diferentes formas de obtenção de energia elétrica;
· Compreender o processo que gera energia que chega as casas sendo produzida em uma usina;
· Identificar as etapas de funcionamento de uma usina hidrelétrica;
· Compreender como pilhas e baterias funcionam;
· Definir e exemplificar o mundo dos tempos antigos, sem a existência de energia elétrica.
CONTEÚDOS
· Água;
· Energia elétrica;
· Seres Vivos;
· Meio Ambiente.
· Produção de alimentos;

4º BIMESTRE

OBJETIVOS
· Compreender a necessidade de mudar de hábitos para preservar o solo;
· Compreender que a derrubada de árvores leva a destruição da biodiversidade;
· Definir o conceito de erosão e suas consequências para o solo;
· Reconhecer o impacto que a monocultura traz para o ambiente;
· Identificar práticas de cultivo capaz de evitarem ou diminuírem os impactos ao meio ambiente;
· Diferenciar técnicas utilizadas na agricultura e descrever os aspectos positivos e negativos;
· Reconhecer como a composição do ar pode ser alterada pelo ser humano com o passar dos anos;
· Reconhecer a presença de gases poluentes no campo por causa das queimadas;
· Identificar os gases poluentes da cidade e os malefícios a saúde do ser humano;
· Compreender a importância da camada de ozônio para o planeta e identificar as causas da sua destruição.
CONTEÚDOS
· Solo;
· Produção de alimentos;
· Ar;
· Poluição.

HISTÓRIA – 5° ANO
1° BIMESTRE
CONTEÚDOS
· Primeiros habitantes:
· Primeiras Povoações;
· Capitanias Hereditárias;
· Datas Comemorativas e cívicas;
OBJETIVOS
· Reconhecer os povos indígenas como os primeiros povoadores da América;
· Reconhecer a importância dos índios, negros e europeus na formação cultural e étnica brasileira;
· Identificar os povos indígenas na atualidade: moradias, alimentação, relação com a natureza, trabalho;
· Compreender a chegada dos portugueses, primeiros contatos, a exploração do território, o cultivo agrícola;
· Identificar a escravidão no passado e no presente;
· Identificar o cotidiano dos escravos africanos nos engenhos, nas minas de ouro e diamante, na cafeicultura;
· Identificar os interesses do sistema de capitanias hereditárias aplicado no Brasil;
· Reconhecer os grupos que ajudaram a colonizar o interior brasileiro e suas economias;
· Reconhecer alguns acordos e tratados que contribuíram para que as fronteiras brasileiras fossem definidas;
· Relacionar os aspectos culturais do Brasil Colônia e relacionar a cultura do Brasil atual;
· Valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes.

2º BIMESTRE

OBJETIVOS
· Entender os acontecimentos históricos relacionando-os à percepção de permanência e transformações nas vivências humanas;
· Compreender as formas de resistência à escravidão, a formação de quilombos, o movimento abolicionista, as lutas dos descendentes de africanos contra a discriminação e o preconceito na atualidade;
· Identificar os motivos da vinda dos imigrantes, a formação de colônias, o trabalho nas fazendas de café, o trabalho nas cidades e a luta pelos direitos dos trabalhadores;
· Identificar a formação do povo brasileiro e a influência cultural de outros povos (indígenas, portugueses, africanos, alemães, italianos, espanhóis, japoneses, sírios e libaneses).
· Valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes;
CONTEÚDOS
· Povos; indígenas, Europeus, Africanos;
· Cultura Afro-brasileira;
· Imigrantes.
· Datas comemorativas e cívicas;

3° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Perceber a diversidade cultural entre os vários grupos indígenas e os europeus;
· Compreender o processo histórico pelo qual o Estado passou, bem como a razão das mudanças de nomes;
· Reconhecer os motivos da vinda e as condições de viagem dos primeiros grupos de imigrantes e a formação das colônias
· Perceber a diversidade cultural do estado nas festas, folclore, tradições, comidas típicas, música...
· Reconhecer aspectos relevantes quanto às diferentes atividades econômicas do estado relacionando os municípios às suas atividades de destaque;
· Identificar a importância da economia do estado no desenvolvimento do estado e consequentemente do país.
· Conhecer os meios de transporte e comunicação estabelecendo relação entre o progresso (causas e consequências) do campo tecnológico;
· Avaliar as mudanças ocorridas no Brasil;
· Diferenciar Ditadura e Democracia;
· Entender e valorizar a participação popular na sociedade;
· Analisar os governos que se seguiram à queda da ditadura;
· Analisar e identificar ações que têm sido adotadas para tentar corrigir desigualdades sociais.
· Valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes;
CONTEÚDOS
· História do RN;
Ditadura e democracia no Brasil
· Datas comemorativas e cívicas;


4° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Reconhecer e compreender a divisão dos três poderes bem como sua função;
· Identificar a Bandeira Estadual;
· Compreender o significado do brasão de armas;
· Interpretar o hino de nacional;
· Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta data como resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil;
· Valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes.
CONTEÚDOS
· Governos: Federal, Estadual e Municipal;
· Símbolos nacionais: Bandeira, Brasão de Armas e Hino.
· Consciência negra
· Datas Comemorativas.

GEOGRAFIA – 5° ANO
1° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Reconhecer algumas características do planeta Terra e compará-las com as dos demais planetas do Sistema Solar;
· Interpretar imagens do espaço sideral;
· Reconhecer a Terra como um planeta do Sistema Solar;
· Identificar os hemisférios Norte e Sul;
· Diferenciar os movimentos de rotação e translação; localizar oceanos e continentes;
· Identificar, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância, possibilitando-lhe deslocar-se com autonomia;
· Identificar e localizar os países da América do Sul, enfocando os que fazem limite com o Brasil;
· Identificar a mudança das estações ao longo do ano por causa dos movimentos do planeta Terra.
CONTEÚDOS
· Sistema Solar (planetas, satélites, estrelas, planeta Terra, gravidade, órbita, rotação e translação, estações do ano);
· Localização em mapas: Mapa Mundi, América do Sul, Brasil, do Estado do RN  e município de São Gonçalo do Amarante;
· Brasil e regiões

2º BIMESTRE

OBJETIVOS
· Identificar e comparar dados relacionados à área e população do estado em relação a outros estados;
· Caracterizar o relevo, clima, vegetação e hidrografia do RN;
· Analisar a evolução da ocupação das regiões do estado pela população;
· Demonstrar noções de inclusão: rua, bairro, cidade, área rural, município, estado e país;
· Localizar o estado do RN no mapa do Brasil e estados limítrofes;
· Nomear alguns municípios do RN;
· Localizar no mapa e nomear a capital do RN;
· Identificar a influência dos imigrantes na formação da população RN;
· Relacionar algumas das transformações da natureza às ações humanas, presentes na paisagem do estado;
· Perceber-se como participante no processo de transformação da paisagem do município.
CONTEÚDOS
· Estado do Rio Grande do Norte;
· Aspectos físicos e populacionais.

 3º BIMESTRE

OBJETIVOS
· Reconhecer e diferenciar o extrativismo (mineral, animal e vegetal);
· Conceituar agricultura e pecuária, localizando no mapa os principais produtos cultivados e criações de rebanho;
· Caracterizar turismo destacando os principais pólos turísticos;
· Reconhecer a importância da indústria e do comércio para o desenvolvimento do Estado.
· Analisar a população urbana do Brasil;
· Compreender a distribuição de renda no Brasil;
· Compreender a hierarquia das cidades;
· Reconhecer as diversas redes de transporte do Brasil;
· Localizar e identificar as regiões do Brasil;
· Conhecer os aspectos econômicos de cada região;
· Conhecer os principais aspectos sociais de cada região;
· Reconhecer a importância dos recursos naturais;
CONTEÚDOS
· Estado do Rio Grande do Norte;
· Aspectos econômicos, culturais, naturais e populacionais do estado.


4° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Identificar os principais meios de transportes e comunicação evidenciando a tecnologia como ferramenta de transformação;
· Caracterizar os principais meios de comunicação existentes, os que são mais utilizados e os que são menos utilizados;
· Analisar o código nacional de trânsito e identificar algumas placas de sinalização.
· Ressaltar os perigos existentes no trânsito;
CONTEÚDOS
· Meios de transporte: rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo;
· Código nacional do trânsito;
· Meios de comunicação.


EDUCAÇÃO FÍSICA - 5º ANO 



OBJETIVOS
• participar de atividades corporais, reconhecendo e respeitando algumas de suas características físicas e de desempenho motor, bem como as de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;           
• adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta;        
 
CONTEÚDOS
• participação em atividades competitivas, respeitando as regras e não discriminando os colegas, suportando pequenas frustrações, evitando atitudes violentas;        
• observação e análise do desempenho dos colegas, de esportistas, de crianças mais velhas ou mais novas;          
• expressão de opiniões pessoais quanto a atitudes e estratégias a serem utilizadas em situações de jogos, esportes e lutas;    


2º BIMESTRE

OBJETIVOS
• conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde;   
• conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura não preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais ou culturais;    
CONTEÚDOS
• apreciação de esportes e lutas considerando alguns aspectos técnicos, táticos e estéticos;
• reflexão e avaliação de seu próprio desempenho e dos demais, tendo como referência o esforço em si, prescindindo, em alguns casos, do auxílio do professor;     
• resolução de problemas corporais individualmente e em grupos;   
• participação na execução e criação de coreografias simples;
• participação em danças pertencentes a manifestações culturais da coletividade ou de outras localidades, que estejam presentes no cotidiano;          
• apreciação e valorização de danças pertencentes à localidade;
  

 


3º BIMESTRE


 OBJETIVOS
• organizar jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais, valorizando-as como recurso para usufruto do tempo disponível;     
• analisar alguns dos padrões de estética, beleza e saúde presentes no cotidiano, buscando compreender sua inserção no contexto em que são produzidos e criticando aqueles que incentivam o consumismo.    
 CONTEÚDOS
• valorização das danças como expressões da cultura, sem discriminações por razões culturais, sociais ou de gênero;           
• acompanhamento de uma dada estrutura rítmica com diferentes partes do corpo, em coordenação;
• participação em atividades rítmicas e expressivas;  
• análise de alguns movimentos e posturas do cotidiano a partir de elementos socioculturais e biomecânicos;
• percepção do próprio corpo e busca de posturas e movimentos não prejudiciais nas situações do cotidiano;      
 

4º BIMESTRE



OBJETIVOS
conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde;   
• conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura não preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais ou culturais;        
CONTEÚDOS
• utilização de habilidades motoras nas lutas, jogos e danças;          
• desenvolvimento de capacidades físicas dentro de lutas, jogos e danças, percebendo limites e possibilidades;
• diferenciação de situações de esforço aeróbico, anaeróbico e repouso;
• reconhecimento de alterações corporais, mediante a percepção do próprio corpo, provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos, efetuando um controle dessas sensações de forma autônoma e com o auxílio do professor
    


PLANO DE RELIGIÃO- 5º ANO 

1º BIMESTRE

OBJETIVOS
• Buscar a justiça no enfrentamento das situações de conflito, espera-se que o aluno seja capaz de acatar, dentre as possíveis soluções para os conflitos e disputas que vivencia, a mais justa do ponto de vista ético, como critério de decisão — ainda que mediante a intervenção do professor;
 • compreender o conceito de justiça baseado na equidade e sensibilizar-se pela necessidade da construção de uma sociedade justa;
 CONTEÚDOS
• identificação de situações em que a solidariedade se faz necessária;
• as formas de atuação solidária em situações cotidianas (em casa, na escola, na comunidade local) e em situações especiais (calamidades públicas, por exemplo);
• a resolução de problemas presentes na comunidade local, por meio de variadas formas de ajuda mútua;


2º BIMESTRE


OBJETIVOS

• assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação.
• atuar de forma colaborativa nas relações pessoais, bem como sensibilizar-se por questões sociais que demandam solidariedade. 
CONTEÚDOS
• as providências corretas, como alguns procedimentos de primeiros socorros, para problemas que necessitam de ajuda específica;
• o conhecimento da possibilidade de uso dos serviços públicos existentes, como postos de saúde, corpo de bombeiros e polícia, e formas de acesso a eles;
• a sensibilidade e a disposição para ajudar as outras pessoas, quando isso for possível e desejável.

3º BIMESTRE


OBJETIVOS

Perceber situações cotidianas em que pode prestar ajuda — seja material, moral ou compartilhando esforços com outras pessoas. Espera-se também que possa tomar para si questões que se revertem em benefício de outros mais distantes, como, por exemplo, a
proteção ambiental para as novas gerações ou a garantia de direitos às minorias.
• adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações;
CONTEÚDOS
• o reconhecimento de situações em que a equidade represente justiça (como, por exemplo, algumas regras diferenciadas para as crianças menores, das séries iniciais, em função de sua idade, altura, capacidades, etc.);
• o reconhecimento de situações em que a igualdade represente justiça (como, por exemplo, as regras de funcionamento da classe, o cumprimento de horários);
• a identificação de situações em que a injustiça se faz presente; repúdio à injustiça;

 

 

4º BIMESTRE

OBJETIVOS

• assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação.
• atuar de forma colaborativa nas relações pessoais, bem como sensibilizar-se por questões sociais que demandam solidariedade.
CONTEÚDOS
• o conhecimento da importância e da função da Constituição brasileira;
• a compreensão da necessidade de leis que definem direitos e deveres;
• o conhecimento e compreensão da necessidade das normas escolares que definem deveres e direitos dos agentes da instituição;
• o conhecimento dos próprios direitos de aluno e os respectivos deveres;
• a identificação de formas de ação diante de situações em que os direitos do aluno não estiverem sendo respeitados;
• a atitude de justiça para com todas as pessoas e respeito aos seus legítimos direitos.

  

ARTES - 5ºano
1º BIMESTRE

OBJETIVOS

• expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas;
• interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
• edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
CONTEÚDOS
AS ARTES VISUAIS COMO OBJETO DE APRECIAÇÃO SIGNIFICATIVA
• Convivência com produções visuais (originais e reproduzidas) e suas concepções estéticas nas diferentes culturas (regional, nacional e internacional).
• Identificação dos significados expressivos e comunicativos das formas visuais.
• Contato sensível, reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas.
• Reconhecimento e experimentação de leitura dos elementos básicos da linguagem visual, em suas articulações nas imagens apresentadas pelas diferentes culturas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
• Contato sensível, reconhecimento, observação e experimentação de leitura das formas visuais em diversos meios de comunicação da imagem: fotografia, cartaz, televisão, vídeo, histórias em quadrinhos, telas de computador, publicações, publicidade, desenho industrial, desenho
animado.
• Identificação e reconhecimento de algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras visuais.
• Fala, escrita e outros registros (gráfico, audiográfico, pictórico, sonoro, dramático, videográfico) sobre as questões trabalhadas na apreciação de imagens.
Prazer e empenho na apreciação e na construção de formas artísticas.
• Interesse e respeito pela produção dos colegas e de outras pessoas.
• Disposição e valorização para realizar produções artísticas, expressando e comunicando ideias, sentimentos e percepções.
 2º BIMESTRE
OBJETIVOS
• compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
• observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
• compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;

CONTEÚDOS
 APRECIAÇÃO SIGNIFICATIVA EM MÚSICA ESCUTA, ENVOLVIMENTO E COMPREENSÃO
DA LINGUAGEM MUSICAL
• Percepção e identificação dos elementos da linguagem musical (motivos, forma, estilos, gêneros, sonoridades, dinâmica, texturas, etc.) em atividades de apreciação, explicitando-os por meio da voz, do corpo, de materiais sonoros disponíveis, de notações ou de representações diversas.
• Identificação de instrumentos e materiais sonoros associados a ideias musicais de arranjos e composições.
• Percepção das conexões entre as notações e a linguagem musical.
• Observação e discussão de estratégias pessoais e dos colegas em atividades de apreciação.
• Apreciação e reflexão sobre músicas da produção, regional, nacional e internacional consideradas do ponto de vista da diversidade, valorizando as participações em apresentações ao vivo.
• Discussão e levantamento de critérios sobre a possibilidade de determinadas produções sonoras serem música.
• Discussão da adequação na utilização da linguagem musical em suas combinações com outras linguagens na apreciação de canções, trilhas sonoras, jingles, músicas para dança, etc.
• Discussão de características expressivas e da intencionalidade de compositores e intérpretes em atividades de apreciação musical.
• Explicitação de reações sensoriais e emocionais em atividades de apreciação e associação dessas reações a aspectos da obra apreciada.
Desenvolvimento de atitudes de autoconfiança nas tomadas de decisões em relação às produções pessoais.
• Posicionamentos pessoais em relação a artistas, obras e meios de divulgação das artes.
• Cooperação com os encaminhamentos propostos nas aulas de Arte.
• Valorização das diferentes formas de manifestações artísticas como meio de acesso e compreensão das diversas culturas.

 3º BIMESTRE
OBJETIVOS
• buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.
CONTEÚDOS
A DANÇA COMO MANIFESTAÇÃO COLETIVA
• Reconhecimento e identificação das qualidades individuais de movimento, observando os outros alunos, aceitando a natureza e o desempenho motriz de cada um.
• Improvisação e criação de sequência de movimento com os outros alunos.
• Reconhecimento e exploração de espaço em duplas ou outros tipos de formação em grupos.
• Integração e comunicação com os outros por meio dos gestos e dos movimentos.
• Criação de movimentos em duplas ou grupos opondo qualidades de movimentos (leve e pesado, rápido e lento, direto e sinuoso, alto e baixo).
• Observação e reconhecimento dos movimentos dos corpos presentes no meio circundante, distinguindo as qualidades de movimento e as combinações das características individuais.
  Identificação e valorização da arte local e nacional.
• Atenção, valorização e respeito em relação a obras e monumentos do patrimônio cultural.
• Reconhecimento da importância de frequentar instituições culturais onde obras artísticas estejam presentes.
• Interesse pela História da Arte.
• Valorização da atitude de fazer perguntas relativas à arte e às questões a ela relacionadas.
• Valorização da capacidade lúdica, da flexibilidade, do espírito de investigação como aspectos importantes da experiência artística.
• Autonomia na manifestação pessoal para fazer e apreciar a arte.
 4º BIMESTRE
OBJETIVOS
• compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
• observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
• compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
 CONTEÚDOS
O TEATRO COMO PRODUÇÃO COLETIVA
• Reconhecimento e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral.
• Reconhecimento e exploração do espaço de encenação com os outros participantes do jogo teatral.
• Interação ator-espectador na criação dramatizada.
• Observação, apreciação e análise dos trabalhos em teatro realizados pelos outros grupos.
• Compreensão dos significados expressivos corporais, textuais, visuais, sonoros da criação teatral.
• Criação de textos e encenação com o grupo.
Formação de critérios para selecionar produções artísticas mediante o desenvolvimento de padrões de gosto pessoal.
• Gosto por compartilhar experiências artísticas e estéticas e manifestação de opiniões, ideias e preferências sobre a arte.
• Sensibilidade para reconhecer e criticar ações de manipulação contrárias à autonomia e ética humanas, veiculadas por manifestações artísticas.
• Reconhecimento dos obstáculos e desacertos como aspectos integrantes do processo criador pessoal.
• Atenção ao direito de liberdade de expressão e preservação da própria cultura.

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