sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Plano do 4º ano do Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA – 4° ANO
1° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Organizar, refletir e ampliar os conceitos estudados no ano anterior (ordem alfabética, sílabas, tonicidade);
· Utilizar de diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos: ler para revisar, para obter informação rápida;
· Organizar, refletir e ampliar os conceitos de sinônimo e antônimo;
· Atribuir sentido, coordenando texto e contexto;
· Reconhecer a função do verbo e as referências de tempo;
· Perceber a função do artigo na frase e identificar diferenças de sentido com o uso de artigos definidos e indefinidos;
· Perceber que no “m” aparece sempre antes de “p” ou “b”;
· Conhecer autores através de biografias;
· Desenvolver a capacidade da escrita de uma autobiografia;
· Desenvolver a habilidade de orador e ouvinte;
· Conhecer a estrutura do dicionário, relembrando a organização em ordem alfabética e utilizá-lo como recurso para encontrar o significado de palavras;
· Perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra;
· Relacionar as informações dos textos lidos ao gênero, divulgação científica e identificar os portadores;
· Identificar em um texto os substantivos, observando suas formas de flexão e
sua classificação quanto ao significado: comum e próprio, masculino e feminino.
· Utilizar adjetivos como elementos que enriquecem um texto (caracterizar personagens, cenários e transmissão de emoções);
· Considerar a pontuação como atributo de um texto e recurso da textualidade;
· Identificar uma informação implícita em um texto.
CONTEÚDOS
· Alfabeto;
· Leitura;
· Uso do dicionário;
· Antônimos e sinônimos;
· Artigo;
· Substantivo comum/próprio, masculino/feminino;
· Adjetivo;
· Encontro Vocálico e consonantal);
· Uso do M antes de P e B;
· Pontuação (tipos de frases);
· Gêneros textuais (biografia, poemas, autobiografia e legendas de fotos
pessoais);
· Interpretação.

2º BIMESTRE

OBJETIVOS
 Participar de situações onde a socialização seja garantida na troca de opiniões;
 Ampliar as habilidades de leitura para compreender o texto identificando e selecionando informações;
 Organizar, refletir e ampliar os conceitos de acentuação;
 Analisar os elementos do texto e relacioná-los ao gênero: organização do texto, pontuação utilizada, apresentação de diferentes de diferentes opiniões sobre o assunto e linguagem utilizada;
 Comparar, discriminando semelhanças e diferenças na escrita e na função das palavras “porque” e “por que”;
 Identificar terminações das palavras e verificar a formação do plural;
 Utilizar a leitura para alcançar diferentes objetivos: ler para estudar, ler para revisar, ler para escrever, ler para se divertir, ler para se emocionar e seguir instruções;
 Revisar e produzir textos fazendo uso de pronomes como elementos coesivos e para evitar a repetição de palavras;
 Identificar e caracterizar os pronomes;
 Demonstrar compreensão de textos ouvidos por meio de resumo das ideias;
 Apropriar-se do sistema de escrita e produzir textos de acordo com as características do gênero, utilizando rimas e escrevendo em estrofes e versos;
 Conhecer e empregar pronomes pessoais do caso reto, oblíquo e tratamento;
 Ler e compreender o texto, desenvolvendo as habilidades de identificar e selecionar informações;
 Estabelecer relação entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
CONTEÚDOS
· Oralidade;
· Interpretação de Texto;
· Leitura;
· Uso do dicionário;
· Acentuação gráfica;
· Gênero Textual (contos, notícias, poemas, anúncios, legendas de gravuras de
jornais, diálogo, onomatopéias );
· Gramática (verbos, substantivos simples, substantivo composto, substantivo
coletivo, singular e plural);
· Pronomes pessoais, caso retos, obliquo e tratamento;
· Ortografia (que, quê, uso dos porquês, há, a, sons do x);
· Pontuação (parágrafo, vírgula, travessão)
· Classificação quanto ao número de sílabas e sílaba tônica.

3° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Escrever diálogos observando frases afirmativas, negativas e interrogativas;
· Identificar e caracterizar os tipos de frases (afirmativas, negativas e interrogativas);
· Produzir textos escritos, considerando características do gênero, utilizando recursos coesivos básicos;
· Identificar e reconhecer parágrafos do texto;
· Conhecer a literatura de cordel, bem como textos relacionados ao folclore;
· Conhecer a função dos pronomes possessivos e utilizá-los de forma adequada;
· Identificar “prefixo” e “sufixo” nas palavras e destacar sua função;
· Identificar e utilizar dígrafos em palavras;
·Diferenciar a escrita no uso das palavras “traz” e “trás”;
·Diferenciar sons do S quanto à posição da letra na palavra;
· Perceber a função do parágrafo no texto apresentado;
· Identificar diferentes funções da vírgula e ser capaz de reescrever trechos utilizando a vírgula de maneira eficiente;
· Produzir textos, organizar as ideias de acordo com as características textuais de cada gênero (função social e destinatário real);
· Coordenar estratégias de decodificação com as de antecipação, inferência e verificação, utilizando procedimentos simples para resolver dúvidas na compreensão;
· Identificar o tema de um texto;
· Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
CONTEÚDOS
· Tipos de frases: afirmativas, negativas e interrogativas;
· Pronomes possessivos;
· Prefixo e sufixo;
· Ortografia (s/ss, traz/trás, s/ç, c/g);
· Dígrafos;
· Substantivo concreto/ abstrato;
· Diminutivo/aumentativo
· Acentuação;
· Pontuação;
· Leitura;
· Gênero Textual (contos folclóricos, cordel, opinião do leitor, parlendas,
trava-língua, adivinhações, fábulas);
· Uso do Dicionário
· Interpretação de texto.

4° BIMESTRE
OBJETIVOS· Narrar histórias conhecidas e relatos de acontecimentos, mantendo o encadeamento dos fatos e sua sequência cronológica, de maneira autônoma;
· Escrever textos considerando o leitor;
· Escrever textos com pontuação e ortografia convencional, ainda que com falhas, utilizando alguns recursos do sistema de pontuação;
· Elaborar final para a história e contar para a classe, mantendo coerência do assunto estudado;
· Compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes;
· Discriminar semelhanças e diferenças nos tempos verbais;
· Perceber diferenças nas frases conforme os tempos verbais utilizados;
· Perceber a importância da concordância nominal e verbal para a compreensão e aplicá-la na escrita;
· Classificar as terminações verbais (ar, er, ir);
· Empregar os verbos relacionando-os aos pronomes pessoais (pretérito perfeito, presente, futuro do presente);
· Identificar características necessárias para a escrita da carta do leitor: data, saudação, assunto, despedida, assinatura e título. Quando publicada em revista ou jornal.
· Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato;
· Estabelecer relação causa e consequência entre partes e elementos do texto.
CONTEÚDOS
· Verbos, tempos verbais;
· Pronomes demonstrativos;
· Uso de S ou Z; C ou Ç;
· Gênero Textual (reportagem, revistas, anúncios, piadas, carta);
· Concordância nominal e verbal;
· Leitura;
· Interpretação.
· Sob/sobre

MATEMÁTICA – 4° ANO
1° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Comparar valores (maior, menor, igual e diferente, sucessor e antecessor, par e impar);
· Ler e escrever números relacionando unidade, centena, dezena e unidade de milhar;
· Decompor números obedecendo ao quadro valor lugar (valor posicional);
· Reconhecer as ordens que compõe os números;
· Identificar as regularidades do sistema de numeração decimal;
· Revisar critérios de ordenação par e ímpar, crescente e decrescente, igual e diferente, antecessor e sucessor;
· Ler, escrever, comparar e ordenar números ordinais e romanos;
· Entender a função das operações inversas e a relação entre elas (prova real);
· Fazer estimativa;
· Usar o material dourado para representar a ordem dos números;
· Representar situações reais do uso do dinheiro (mercadinho);
· Conhecer a história do dinheiro;
· Ler e escrever valores em dinheiro;
· Ler, escrever e fazer cálculos com unidades de medida de tempo;
· Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
· Ler, escrever e fazer cálculos com medidas de tempo;
CONTEÚDOS
· Sistema de numeração: egípcio, romano e indo-arábico;
· Ordem crescente/decrescente;
· Antecessor/sucessor; Par/impar;
· Sistema de valor decimal: ordem, classe, valor absoluto e relativo;
· Adição e subtração com recurso e sem recurso;
· Sistema Monetário Brasileiro;
· Números ordinais;
· Medidas de tempo;

2º BIMESTRE
OBJETIVOS Compor e decompor os números em ordens (unidade, dezena, centena, unidade de milhar);
 Reconhecer as ordens que compõem os números (quadro valor lugar);
 Escrever, comparar e ordenar números de qualquer grandeza;
 Reconhecer a necessidade de padronização das diferentes medidas;
 Calcular medidas de massa e comprimento;
 Fazer estimativas;
 Resolver situações problemas que envolvam o sistema monetário;
 Relacionar a equivalência da soma sucessiva de parcelas iguais com a multiplicação;
 Conhecer termos relacionados ao sistema monetário;
 Utilizar o cálculo mental para resolver operações;
 Fazer cálculo com o nosso sistema monetário;
 Reconhecer regularidades do sistema de numeração decimal;
 Identificar a regularidade nas tabuadas;
 Usar adequadamente os diferentes símbolos matemáticos
 Identificar características das figuras geométricas
 Identificar figuras nas planificações dos sólidos geométricos
 Planificar o montar sólidos geométricos.
CONTEÚDOS
· Sistema de Numeração Decimal;
· Situações Problemas;
· Medidas de comprimento, capacidade e massa;
· Geometria plana e espacial;
· Multiplicação;


3° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Coletar, organizar e descrever dados através de gráficos e tabelas;
· Usar diferentes procedimentos para resolver multiplicações;
· Entender a função das operações inversas e as relações entre elas;
· Resolver problemas envolvendo as operações: adição, subtração e multiplicação;
· Organizar números de um texto em tabelas e gráfico;
· Multiplicar números por dois algarismos;
· Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
CONTEÚDOS
· Multiplicação por 10, 100, 1.000;
· Situações Problema.
· Números na forma decimal;
· Adição e subtração na forma decimal;
· Mínimo múltiplo comum;

4° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Identificar frações e sua forma de representação.
· Dividir inteiros em partes iguais.
· Usar diferentes procedimentos para resolver divisões.
· Usar adequadamente os diferentes símbolos matemáticos.
· Analisar e utilizar diferentes estratégias para a resolução de problemas.
· Conhecer os múltiplos de um número.
· Utilizar figuras geométricas para montar um mosaico.
· Resolver problemas de medidas relativos a diferentes grandezas: tempo, valor monetário, massa e capacidade.
· Dividir números por 2 algarismos;
· Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
· Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados e pelos tipos de ângulos;
CONTEÚDOS
· Frações;
· Divisão;
· Problemas com as quatro operações;
· Gráficos e tabelas;

CIÊNCIAS – 4° ANO
1º BIMESTRE

OBJETIVOS
· Identificar os principais nutrientes presentes nos alimentos, compreendendo a função de cada um no organismo;
· Compreender por que precisamos nos alimentar e o que são nutriente;
· Conhecer os principais nutrientes presentes nos alimentos: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais;
· Reconhecer e valorizar hábitos alimentares saudáveis;
· Conhecer a digestão e o sistema digestório.
· Identificar e conhecer a função dos órgãos do sistema digestório;
· Compreender que o alimento é empurrado pelo sistema digestório por meio de movimentos musculares de alguns órgãos;
· Compreender que as necessidades alimentares variam de uma pessoa para outra e dependem de fatores como idade, sexo e práticas de atividades físicas;
· Compreender a importância de beber água diariamente;
· Diferenciar alimentos energéticos, reguladores e construtores;
· Comparar a alimentação de tempos antigos com os atuais;
· Distinguir produtos industrializados de produtos naturais;
· Observar, comparar, ler e interpretar rótulos de produtos alimentícios;
· Reconhecer a importância da água para os seres vivos;
· Compreender os processos de mudanças de estados físicos da água, por meio de experimentos como também no próprio ambiente.
CONTEÚDOS
· Alimentação e digestão;
· Água
2° BIMESTRE 4º ANO

OBJETIVOS
· Identificar a origem da Terra;
· Compreender o conceito de atmosfera;
· Identificar as três camadas constituintes do planeta Terra: atmosfera,litosfera e hidrosfera
 · Identificar o Sol, os planetas e seus satélites como constituintes do Sistema Solar.
· Diferenciar eclipse lunar de eclipse solar.
· Constatar que a Terra realiza dois movimentos simultâneos: rotação e translação.
· Relacionar o ciclo do dia e da noite com o movimento de rotação completo da Terra em torno de si mesma.
· Relacionar as estações do ano ao movimento de translação da Terra.
· Justificar a importância do Sol para o planeta Terra.
· Estabelecer relações de semelhanças e/ou diferenças entre Astronomia e Astronáutica.
· Entender como a Crosta Terrestre se dividiu dando origem às Placas Tectônicas;
· Compreender o surgimento da vida no planeta Terra;
· Classificar os astros em luminosos e iluminados;
· Relacionar as mudanças ocorridas na superfície da Terra com a formação do solo;
CONTEÚDOS
· Terra;
· Universo e Sistema solar

3° BIMESTRE 4º ANO

OBJETIVOS
· Reconhecer as propriedades do ar;
· Reconhecer a importância do solo para os seres vivos;
· Relacionar as mudanças ocorridas na superfície da Terra com a formação do solo;
· Compreender o processo de adubação, irrigação e drenagem, no uso do solo;
· Comparar de diferentes tipos de solo para identificar suas características
comuns: presença de água, ar, areia, argila e matéria orgânica.
· Estabelecer relações entre os solos, a água e os seres vivos nos fenômeno de permeabilidade, fertilidade e erosão.
· Identificar fatores que causam a destruição do solo.
· Identificar os cuidados que favorecem o solo.
· Diferenciar adubo químico de adubo orgânico;
· Identificar os cuidados necessários para o uso do solo;
· Reconhecer que o lixo é produzido proporcionalmente ao tamanho da cidade;
· Identificar e separar o lixo;
· Pesquisar, organizar e divulgar materiais com os possíveis destinos do lixo;
· Compreender a necessidade de diminuição na produção de lixo;
· Identificar a composição do lixo e o prejuízo que causam se jogados na natureza;
· Identificar a transformação que o lixo sofre quando reciclado.
· Compreender o conceito de energia
· Diferenciar diversos modos de produção de energia elétrica: solar, hidrelétrica e eólica.
CONTEÚDOS
· Solo;
· Ar
· Energia;

4° BIMESTRE 4º ANO
OBJETIVOS· Identificar a diversidade animal;
· Identificar e exemplificar os grupos de animais vertebrados: mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios;
· Identificar exemplificando alguns grupos de animais invertebrados: insetos, aracnídeos, crustáceos e moluscos;
· Reconhecer o ser humano como animal racional consumidor;
· Compreender o conceito de seres produtores, consumidores e decompositores;
· Identificar exemplificando animais carnívoros, herbívoros e onívoros;
· Compreender o conceito de predador e presa;
· Identificar os dinossauros como répteis;
· Identificar relações que há entre os seres vivos em uma cadeia alimentar;
· Reconhecer a existência de cadeia alimentar em ambientes aquáticos.
· Reconhecer que na fotossíntese a planta usa energia solar, gás carbônico, água e a clorofila para a produção de seu alimento.
· Reconhecer as funções de raiz, caule, folha, flor e fruto dos vegetais.
· Conhecer o processo de transpiração nas plantas;
· Conhecer a forma pela qual as plantas produzem seu próprio alimento: a fotossíntese;
CONTEÚDOS
· Animais (classificação, alimentação e respiração)
· Plantas

·
HISTÓRIA – 4° ANO
1° BIMESTRE
OBJETIVOS· Pesquisar dados referentes à origem do município e da vinda dos primeiros colonizadores;
· Identificar os motivos que levaram a imigração de povos de outras culturas do município;
· Reconhecer a importância da construção da estrada Dona Francisca para o desenvolvimento do município;
· Identificar a cultura europeia comparando-a com a cultura do município;
· Identificar traços culturais da imigração de povos de outras culturas do município (italianos, alemães, poloneses), seu modo de vida e sua inserção nas atividades sociais e econômicas;
· Compreender o processo histórico pelo qual o município passou, bem como a razão das mudanças de nomes;
· Reconhecer a diversidade de fontes documentais usadas para o registro da história do município (arquivo histórico, museu).
· Valorizar as datas comemorativas e cívicas do nosso município.
CONTEÚDOS
· Primeiros imigrantes – colonização do município;
· Cultura;
· Datas comemorativas.

2º BIMESTRE

OBJETIVOS
· Identificar atividades econômicas predominantes do espaço rural e urbano do município;
· Identificar as mudanças e permanências na história do município: comércio, indústria, arquitetura, festas,...
· Identificar diferentes períodos, caracterizando predomínios e mudanças nos modelos econômicos, nas organizações políticas, nos regimes de trabalho, nos costumes e no modo de vida urbano e rural;
· Reconhecer a importância dos pontos turísticos do município para o desenvolvimento de sua economia;
· Valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes.
CONTEÚDOS
· Atividades econômicas: indústria, agricultura, comércio, pecuária, turismo.
· Fatos históricos;(transporte e comunicação)
· Datas Comemorativas

3° BIMESTRE

OBJETIVOS
Identificar os símbolos do município;
Compreender o significado dos símbolos municipais;
Interpretar o Hino de Guaramirim.
Identificar as manifestações folclóricas do município.
· Valorizar as datas comemorativas e cívicas do nosso município.
CONTEÚDOS
· Símbolos municipais: Bandeira. Brasão, Armas e Hino;
· Aniversário do Município(desfile)
· Datas Comemorativas.

4° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Compreender aspectos relacionados à história política do município;
· Reconhecer a existência da organização dos poderes no âmbito municipal (executivo, judiciário e legislativo), bem como a forma como são escolhidos os representantes desses poderes;
· Identificar os membros da administração atual, os representantes do legislativo e suas funções.
· Valorizar as datas comemorativas e cívicas do nosso município.
· Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta data como resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil;
CONTEÚDOS
· Evolução política do município: Organização administrativa;
· Consciência negra
· Datas Comemorativas.

GEOGRAFIA – 4° ANO
1° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Comparar a paisagem do município: no passado e no presente;
· Localizar o município no país e no estado;
· Indicar a área do município e municípios vizinhos;
· Compreender a noção de orientação por meio do sol;
· Reconhecer no cotidiano, referências espaciais de localização, orientação e distância, podendo deslocar-se com autonomia e representar o lugar de vivência;
· Nomear os pontos cardeais e colaterais;
· Identificar as formas de orientação;
· Conhecer os municípios e estados limítrofe;
· Compreender o que é um mapa;
· Conhecer os elementos que auxiliam na interpretação de um mapa.
· Compreender o papel da orientação na representação cartográfica.
· Relacionar escala, legenda, gráficos como formas de obter informações de um mapa.
· Compreender o papel da orientação através do uso de mapas.
CONTEÚDOS
· Mapas
· Localização do Município  no país e no Estado;
· Município  – Área e Limites;
· Orientação (pelo sol e pela bússola) – Pontos Cardeais e Colaterais
2º BIMESTRE

OBJETIVOS
· Observar, descrever, explicar, comparar e representar paisagens urbanas e rurais;
· Reconhecer funções e processos diferenciados de urbanização nas cidades e transformações do campo;
· Perceber-se como participante do processo de transformação da paisagem do município;
· Identificar as relações de interdependência entre zona rural e zona urbana;
· Analisar os problemas enfrentados pelo bairro e município frente as questões sociais, de saúde, moradia e infra-estrutura;
· Caracterizar zona rural e zona urbana;
· Identificar as atividades econômicas na zona rural e na zona urbana;
· Caracterizar os setores da economia: primário, secundário e terciário;
· Identificar e caracterizar agricultura e pecuária.
CONTEÚDOS
· Zona Rural e Zona Urbana do município;
· População;
· Problemas sociais e de saúde;
· Moradia;
· Infraestrutura.

3° BIMESTRE


OBJETIVOS
· Identificar as partes de um rio;
· Reconhecer a importância dos rios para a vida das pessoas;
· Pesquisar e nomear alguns dos principais rios do município (com auxílio);
· Relacionar o desmatamento com o crescimento das cidades;
· Identificar espécies comuns de vegetação na região;
· Reconhecer a importância da conservação e preservação da natureza;
· Reconhecer e identificar as formas de relevo;
· Caracterizar o relevo do município;
· Perceber alterações que a sociedade e a natureza provocam no relevo;
· Representar diferentes paisagens utilizando procedimentos convencionais da linguagem cartográfica.
CONTEÚDOS
· Relevo;
· Hidrografia;
· Vegetação.

4° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Caracterizar o clima do município;
· Identificar as variações diárias do tempo;
· Relacionar o clima com o estilo da vida da população;
· Constatar que as previsões meteorológicas são feitas por profissionais
especializados utilizando equipamentos;
· Descrever o conceito de temperatura e umidade do ar;
· Conhecer regras básicas de legislação do trânsito.
· Identificar placas de sinalização mais comuns no município.
· Identificar diferentes meios de transporte e sua evolução no município.
· Identificar e conhecer os pontos turísticos do município;
CONTEÚDOS
· Clima;
· Meteorologia;
· Trânsito.
· Aspectos culturais: Turismo

ENSINO RELIGIOSO 4º ANO
1º BIMESTRE

OBJETIVOS
 Conscientizar-se da importância das leis e de seu cumprimento para garantir a harmonia na convivência humana, entendendo o amor como a lei maior.
· Reconhecer que o cumprimento das normas, regulamentos ou leis facilita o convívio das pessoas no grupo.
· Considerar a justiça como um direito legítimo de todas as pessoas, sem qualquer distinção.
· Reconhecer que como todas as pessoas, também as crianças têm direitos para reinvidicar e deveres para cumprir.
· Concluir que as leis, mesmo sendo feitas por alguns, devem beneficiar a todos.
CONTEÚDOS
 Leis para que?
· Assim não vale!
· Justiça para todos;
· Direitos e deveres
· Quem faz as leis?

2º BIMESTRE


OBJETIVOS
 Perceber que a qualidade da vida comunitária depende da participação e da boa vontade de cada uma das pessoas que fazem parte dela.
· Conscientizar-se da importância de cultivar o amor na maneira de falar com os outros, a fim de favorecer o bom convívio em grupo.
· Reconhecer a gravidade das consequência causadas por um boato e dispor-se a manter distância deles.
· Reconhecer que ninguém é superior ou inferior a ninguém, já que fomos criados à imagem e semelhança de Deus e que o preconceito é um modo inadequado de pensar e agir.
· Compreender que a consciência é uma amiga que nos adverte do mal e incentiva a fazer o bem.
CONTEÚDOS
  O respeito pelos outros
 A língua que fere;
 Cuidado com os boatos;
 Preconceito não!
 Consciência;


 3º BIMESTRE



OBJETIVOS
Reconhecer que os ensinamentos de Jesus beneficiam qualquer pessoa, independentemente da religião que ela segue.
· Familiarizar-se com a figura de Jesus para poderem compreender a grande riqueza de sua mensagem.
· Compreender que segundo os ensinamentos de Jesus, a verdadeira bondade não espera elogios nem recompensas.
· Concluir que de acordo com o ensinamento de Jesus, “ter mais” ou “ser mais” só conta se for para se colocar solidariamente ao lado dos menos favorecidos.
· Reconhecer que Deus é um Pai bondoso, que ama incondicionalmente a cada um de seus filhos e está sempre disposto a perdoá-los.
CONTEÚDOS
 Ensinamentos de Jesus
 Jesus, amigo e salvador;
 Fazer o bem em segredo;
 O mais e o menos;
 A parábola do filho pródigo;


4º BIMESTRE
OBJETIVOS
 Entender que segundo os ensinamentos de Jesus, a dignidade do homem e suas necessidades não podem ser sufocadas em nome da lei.
· Reconhecer que Jesus quer que se proclame e defenda a primazia do homem sobre a lei.
· Conhecer que os ensinamentos sagrados convidam a interpretar a lei também com o coração, e não apenas com a razão.
· Compreender que o amor precisa ser a primeira e única lei a determinar a qualidade da convivência humana.
Deduzir que nem todas as leis do mundo poderão preencher a lacuna deixada pela falta do amor.
· Valorizar a compreensão como uma generosa atitude de amor que cada um pode e deve desenvolver em si.
· Concluir que a bondade e a amabilidade facilitam o convívio entre as pessoas e as aproximam;
· Reconhecer no perdão a legítima expressão do amor, fonte de alegria e verdadeira grandeza.
· Valorizar a capacidade de perdoar como um gesto de pura generosidade, que pode e dever ser aprendido e praticado.
CONTEÚDOS
 Jesus e as leis
 Quem atira a primeira pedra?
 A lei do amor;
 Além dos direitos e deveres
 Compreender antes de julgar;
 Com açúcar e com afeto;
 Perdoar: setenta vezes sete;
 Misericórdia, a lei do coração;



ARTES - 4º ANO
 
1º BIMESTRE

OBJETIVOS

• expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas;
• interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
• edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
CONTEÚDOS
  AS ARTES VISUAIS COMO PRODUTO CULTURAL E HISTÓRICO
• Observação, estudo e compreensão de diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da história.
• Reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos.
• Identificação de produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas e culturas: aspectos das vidas e alguns produtos artísticos.
• Pesquisa e frequência junto das fontes vivas (artistas) e obras para reconhecimento e reflexão sobre a arte presente no entorno.
• Contato frequente, leitura e discussão de textos simples, imagens e informações orais sobre artistas, suas biografias e suas produções.
• Reconhecimento e valorização social da organização de sistemas para documentação, preservação e divulgação de bens culturais.
• Frequência e utilização das fontes de informação e comunicação artística presentes nas culturas (museus, mostras, exposições, galerias, ateliês, oficinas).
• Elaboração de registros pessoais para sistematização e assimilação das experiências com formas visuais, informantes, narradores e fontes de informação.
 2º BIMESTRE
OBJETIVOS
• compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
• observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
• compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;

CONTEÚDOS
 A DANÇA COMO PRODUTO CULTURAL E APRECIAÇÃO ESTÉTICA
• Reconhecimento e distinção das diversas modalidades de movimento e suas combinações como são apresentadas nos vários estilos de dança.
• Identificação e reconhecimento da dança e suas concepções estéticas nas diversas culturas considerando as criações regionais, nacionais e internacionais.
• Contextualização da produção em dança e compreensão desta como manifestação autêntica, sintetizadora e representante de determinada cultura.
• Identificação dos produtores em dança como agentes sociais em diferentes épocas e culturas.
• Pesquisa e frequência às fontes de informação e comunicação presentes em sua localidade (livros, revistas, vídeos, filmes e outros tipos de registro em dança).
• Pesquisa e frequência junto dos grupos de dança, manifestações culturais e espetáculos em geral.
• Elaboração de registros pessoais para sistematização das experiências observadas e documentação consultada.
 3º BIMESTRE
OBJETIVOS
• buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.
CONTEÚDOS
A MÚSICA COMO PRODUTO CULTURAL E HISTÓRICO: MÚSICA E SONS DO MUNDO
• Movimentos musicais e obras de diferentes épocas e culturas, associados a outras linguagens artísticas no contexto histórico, social e geográfico, observados na sua diversidade.
• Fontes de registro e preservação (partituras, discos, etc.) e recursos de acesso e divulgação da música disponíveis na classe, na escola, na comunidade e nos meios de comunicação (bibliotecas, midiatecas, etc.).
• Músicos como agentes sociais: vidas, épocas e produções.
• Transformações de técnicas, instrumentos, equipamentos e tecnologia na história da música.
• A música e sua importância na sociedade e na vida dos indivíduos.
• Os sons ambientais, naturais e outros, de diferentes épocas e lugares e sua influência na música e na vida das pessoas.
• Músicas e apresentações musicais e artísticas das comunidades, regiões e País consideradas na diversidade cultural, em outras épocas e na contemporaneidade.
• Pesquisa e frequência junto dos músicos e suas obras para reconhecimento e reflexão sobre a música presente no entorno.

 4º BIMESTRE
OBJETIVOS
• compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
• observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
• compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
 CONTEÚDOS
O TEATRO COMO PRODUTO CULTURAL E APRECIAÇÃO ESTÉTICA
• Observação, apreciação e análise das diversas manifestações de teatro.
• As produções e as concepções estéticas.
• Compreensão, apreciação e análise das diferentes manifestações dramatizadas da região.
• Reconhecimento e compreensão das propriedades comunicativas e expressivas das diferentes formas dramatizadas (teatro em palco e em outros espaços, circo, teatro de bonecos, manifestações populares
dramatizadas, etc.).
• Identificação das manifestações e produtores em teatro nas diferentes culturas e épocas.
• Pesquisa e leitura de textos dramáticos e de fatos da história do teatro.
• Pesquisa e frequência junto aos grupos de teatro, de manifestação popular e aos espetáculos realizados em sua região.
• Pesquisa e frequência às fontes de informação, documentação e comunicação presentes em sua região (livros, revistas, vídeos, filmes, fotografias ou qualquer outro tipo de registro em teatro).
• Elaboração de registros pessoais para sistematização das experiências observadas e da documentação consultada.

EDUCAÇÃO FÍSICA - 4º ANO 

1º BIMESTRE



OBJETIVOS
• participar de atividades corporais, reconhecendo e respeitando algumas de suas características físicas e de desempenho motor, bem como as de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;           
• adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta;        
 
CONTEÚDOS
• participação em atividades competitivas, respeitando as regras e não discriminando os colegas, suportando pequenas frustrações, evitando atitudes violentas;        
• observação e análise do desempenho dos colegas, de esportistas, de crianças mais velhas ou mais novas;          
• expressão de opiniões pessoais quanto a atitudes e estratégias a serem utilizadas em situações de jogos, esportes e lutas;    

2º BIMESTRE

OBJETIVOS
• conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde;   
• conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura não preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais ou culturais;    
CONTEÚDOS
• apreciação de esportes e lutas considerando alguns aspectos técnicos, táticos e estéticos;
• reflexão e avaliação de seu próprio desempenho e dos demais, tendo como referência o esforço em si, prescindindo, em alguns casos, do auxílio do professor;     
• resolução de problemas corporais individualmente e em grupos;   
• participação na execução e criação de coreografias simples;
• participação em danças pertencentes a manifestações culturais da coletividade ou de outras localidades, que estejam presentes no cotidiano;          
• apreciação e valorização de danças pertencentes à localidade;
  

 

3º BIMESTRE

 OBJETIVOS
• organizar jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais, valorizando-as como recurso para usufruto do tempo disponível;     
• analisar alguns dos padrões de estética, beleza e saúde presentes no cotidiano, buscando compreender sua inserção no contexto em que são produzidos e criticando aqueles que incentivam o consumismo.    
 CONTEÚDOS
• valorização das danças como expressões da cultura, sem discriminações por razões culturais, sociais ou de gênero;           
• acompanhamento de uma dada estrutura rítmica com diferentes partes do corpo, em coordenação;
• participação em atividades rítmicas e expressivas;  
• análise de alguns movimentos e posturas do cotidiano a partir de elementos socioculturais e biomecânicos;
• percepção do próprio corpo e busca de posturas e movimentos não prejudiciais nas situações do cotidiano;      
 

4º BIMESTRE

OBJETIVOS
conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde;   
• conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura não preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais ou culturais;        
CONTEÚDOS
• utilização de habilidades motoras nas lutas, jogos e danças;          
• desenvolvimento de capacidades físicas dentro de lutas, jogos e danças, percebendo limites e possibilidades;
• diferenciação de situações de esforço aeróbico, anaeróbico e repouso;
• reconhecimento de alterações corporais, mediante a percepção do próprio corpo, provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos, efetuando um controle dessas sensações de forma autônoma e com o auxílio do professor




Nenhum comentário:

Postar um comentário