sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Plano do 3º ano do Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA – 3° ANO
1° BIMESTRE

OBJETIVOS
 Construir listas em ordem alfabética;
 Pesquisar palavras desconhecidas no dicionário;
 Identificar, localizar e escrever encontros vocálicos, consonantais e dígrafos;
 Relatar experiências, ideias, opiniões com sequência lógica;
 Fazer uso da linguagem oral para expressar seus sentimentos, experiências e opiniões;
 Identificar sílabas e classificação de palavras quanto ao número de sílabas;
 Perceber a função de sinônimos e antônimos;
 Identificar o uso das letras “L” ou “U” no meio e no final da palavra;
 Aplicar as descobertas sobre os sons representados pela letra “s” e “ss” para escrever corretamente as palavras;
 Analisar os elementos do texto e conhecer as características do gênero apresentação do entrevistado, indicação das perguntas e respostas, assunto a ser tratado;
 Desenvolver o falar e o ouvir para expressar-se oralmente;
 Perceber a omissão das letras “r” e “s” no final de palavras, identificando-a como marca de oralidade na escrita;
 Manusear o dicionário;
 Localizar informações explícitas em um texto.
CONTEÚDOS
· Nome próprio; Letra cursiva
· Uso do dicionário;
· Alfabeto: Vogais e consoantes, ordem alfabética; maiúsculo e minúsculo.
· Encontro consonantal e vocálico;
· Sílaba e classificação quanto ao número de sílabas;
· Sinônimo e antônimo;
· Oralidade;
· Palavras terminadas em L e U;
· Uso de S e SS; R e RR
· Palavras com M e N;
· Sinais de Pontuação;
· Gêneros Textuais ( acrósticos, contos, clássicos);
· Leitura;
· Interpretação de textos;
2º BIMESTRE
OBJETIVOS
· Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar;
· Analisar os elementos do texto e identificar as características do gênero: estrofes, versos e rimas;
· Recitar e explorar as possibilidades lúdicas da linguagem no aspecto fônico: rima e ritmo, poema e receitas
· Identificar palavras que dão nome a animais, objetos, lugares, pessoas, ruas, bairros e cidades (substantivos próprios e comuns);
· Reconhecer previamente os recursos linguísticos abordados: singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo;
· Compreender gênero, palavras, frases e textos;
· Ler textos de variados gêneros, combinando estratégias de decifração com estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação;
· Saber atribuir significado, começando a identificar elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e intenções do autor;
· Incorporar as produções textuais e as atividades de revisão aos conhecimentos adquiridos sobre a língua escrita;
· Perceber o funcionamento da língua como um sistema, buscando sempre o aprimoramento de sua capacidade de receber, produzir, expressar e interpretar;
· Identificar o som e o uso das palavras com V/F, D/T, LH, NH, CH;
· Utilizar o reconto de fábulas ou conto de fadas conhecidos, para identificar características da história original (temporalidade: era uma vez, certo dia, ao cair da noite, e organizadores textuais: alguns minutos, quando, então, depois, em seguida...);
· Observar o espaçamento entre as palavras.
CONTEÚDOS
·Gêneros Textuais (poema, músicas, receitas e fábulas);
·Estrofe, versos e rimas;
·Substantivo próprio e comum;
· Singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo;
· Artigo;
· Uso das palavras com V/F, D/T, LH, NH, CH;
·Oralidade; Leitura;
·Interpretação de texto;

3° BIMESTRE

OBJETIVOS
 Identificar a pontuação: ponto final, exclamação, interrogação e reticências nos textos;
 Associar o substantivo ao seu coletivo;
 Reconhecer e empregar corretamente os artigos e os substantivos em seu gênero, número e grau, dentro dos textos lidos, escritos e recontados;
 Utilizar nas suas produções escritas os artigos e os substantivos;
 Reconhecer a sílaba tônica e classificar as palavras conforme a posição dessa sílaba;
 Ler, interpretando textos;
 Criar novos personagens para uma história conhecida;
 Usar a letra maiúscula inicial nas suas produções;
 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
CONTEÚDOS
· Tipos de frases;
· Gêneros Textuais ( Parlendas, adivinhas , trava línguas e lendas);
· Acentuação Gráfica
· Silaba Tônica e classificação ( oxítona, paroxítona e proparoxítona)
· Uso de S com som de Z ou Ç
· Palavras e textos com X e CH;
· Substantivo coletivo;
· Leitura;
· Ortografia;
· Interpretação.

4° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Explorar possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos impressos, utilizados como referência ou modelo;
· Fazer a concordância do verbo com o sujeito em frases e pequenos textos;
· Perceber a importância da concordância como um meio de facilitar a compreensão;
· Utilizar adjetivos como elementos que enriquecem o texto;
· Reconhecer família de palavras e identificar em grupos de palavras, o substantivo que dá origem às outras palavras;
· Formar substantivos a partir de um substantivo primitivo;
· Aplicar as habilidades da oralidade para compreender a função da escrita do diálogo, do jornal falado, da propaganda, da notícia, bilhete e carta;
· Identificar verbos no passado, presente e futuro;
· Revisar o texto e observar características e funções linguísticas e textuais na reescrita;
· Identificar o uso de “am” e “ão”;
· No contexto de palavras com “G” ou “J”, perceber qual delas não pertence ao grupo, estabelecendo um critério;
Comparar discriminando semelhanças e diferenças no uso das letras “G” e “J”;
· Identificar a letra “X” em palavras e perceber as letras que aparecem antes e depois ela;
· Perceber a regularidade para usar corretamente o “X”;
· Aplicar corretamente a concordância entre substantivo, adjetivo e verbo;
· Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
CONTEÚDOS
· Adjetivos;
· Substantivos simples e composto; primitivo e derivado;
· Verbos;
· Uso de “am” e “ão”;
· Sons representados pelas letras “G” e “J”;
· Sons do “X”;
· Gêneros textuais (carta, jornal, diálogo, noticia, manchete);
· Leitura;
· Interpretação.

MATEMÁTICA – 3° ANO
1° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Reconhecer os números até 200;
· Compreender a utilização dos números ordinais em situações do cotidiano.
· Realizar adições (simples, com reserva, com duas ou três parcelas);
· Determinar antecessor e sucessor, par e ímpar, cardinais, ordem crescente e decrescente;
· Identificar símbolos matemáticos > (maior), < (menor), = (igual) e diferente;
· Determinar o valor posicional dos algarismos de um número (quadro / valor / lugar) até 200;;
· Compreender a utilidade e o significado do calendário (ano, mês, semana e dia);
· Interpretar situações problema utilizando estratégias próprias de resolução;
· Decompor numerais respeitando o valor posicional: unidades, dezena e centena (quadro / valor / lugar) até 200;
· Identificar diferentes representações de um mesmo número racional;
CONTEÚDOS
· Números;
· Sistema de Numeração Decimal;
· Números ordinais;
· Adição;
· Antecessor/ sucessor; par/impar; cardinal; ordem crescente/decrescente;
· Maior/menor; igual/diferente;
· Medidas de Tempo;(calendário)
· Construção de gráficos e tabelas;
· Situações problema.

2º BIMESTRE

OBJETIVOS
 Reconhecer os números até 500;
 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
 Decompor os números observando o quadro / valor / lugar (valor posicional) até 500;
 Recitar intervalos – 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10...
 Calcular subtrações (sem e com recurso);
 Realizar estimativas e contagens.
 Organizar dados numéricos em tabelas e gráficos.
 Reconhecer e aplicar diferentes procedimentos para a resolução de um mesmo problema.
 Realizar operações por meio do cálculo mental, apoiando em agrupamentos de dezenas ou centenas exatas.
 Buscar procedimentos próprios de resolução das operações.
 Reconhecer e utilizar números romanos até 30.
 Reconhecer e nomear figuras geométricas;
 Conhecer características de figuras geométricas planas através de sua construção (cone, esfera, paralelepípedo, cilindro e cubo);
 Fazer construções com sólidos geométricos;
 Caracterizar figuras planas e sólidas (esfera, cone, cubo, paralelepípedo, cilindro);
CONTEÚDOS
· Números;
· Sistema de Numeração Decimal;
· Subtração;
· Gráficos e Tabelas;
· Situações Problema;
· Números Romanos;
· Sólidos geométricos;

3° BIMESTRE

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
· Reconhecer os números até 700;
· Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
· Entender leitura de horas, comparando relógios digitais e de ponteiros;
· Resolver cálculos do campo multiplicativo, utilizando material concreto (tabuada de 2 e 3).
· Recitar números com intervalos de 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, ... Observando as regularidades (tabuada);
· Resolver cálculos do campo multiplicativo, utilizando material concreto (material dourado) e o processo de resolução escrito (tabuada de 4 e 5);
· Reconhecer dobro, metades, quádruplos, quarta parte;
· Identificar diferentes procedimentos para resolver um problema;
· Comparar as formas de registrar e falar as horas;
· Realizar estimativas e contagens;
· Conferir resultados de cálculos através da conta da prova real;
· Refletir sobre o uso de diferentes operações para resolver um mesmo problema;
· Organizar e interpretar dados contidos em tabelas e gráficos;
· Estabelecer trocas em situações problemas com cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em função de seus valores;
CONTEÚDOS
· Números
· Sistema de Numeração Decimal.
· Multiplicação;
· Sistema monetário;
· Cálculos;
· Situações Problema;
· Gráficos e Tabelas.

4° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Reconhecer os números até 1000;
· Recitar números com intervalos de 10 em 10, 20 em 20, 30 em 30, ... Observando as regularidades (tabuada);
· Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
· Resolver cálculos de divisão simples com material concreto.
· Ler e escrever valores em dinheiro;
· Resolver problemas que envolvam o sistema monetário;
· Fazer cálculos que envolvem o sistema monetário;
· Conhecer a forma convencional de escrever as tabuadas;
· Utilizar os sinais de > < e = para comparar resultados de operações;
· Identificar grandezas de comprimento, massa e capacidade;
· Reconhecer hora e minuto como medida de tempo, bem como ler um relógio com ponteiros e relógios digitais;
· Utilizar corretamente os sinais convencionais na escrita das operações;
· Utilizar o calendário e compreender o significado do ano, mês, semana, bimestre, trimestre e semestre;
· Resolver problemas a partir de procedimentos próprios;
· Comparar as formas de escrever e registrar as horas;
· Refletir sobre procedimentos úteis para resolução de problemas;
· Utilizar estratégias de decomposição obedecendo ao quadro / valor / lugar;
· Estabelecer trocas em situações problemas com cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em função de seus valores;
· Resolver cálculos de divisão no processo escrito.
· Resolver problemas de divisão de acordo com procedimentos próprios;
· Refletir sobre as ideias e registros relativos à multiplicação e a divisão;
· Reconhecer algumas unidades de medidas de comprimento, massa, capacidade e suas noções convencionais;
CONTEÚDOS
· Números
· Sistema de Numeração Decimal.
· Divisão;
· Situações Problema;
· Grandezas e medidas;

CIÊNCIAS – 3° ANO
1° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Identificar partes externas do corpo humano: cabeça, tronco, membros, órgãos, sistemas;
· Reconhecer as diferenças existentes entre o gênero masculino e feminino;
· Reconhecer que as pessoas com deficiência são indivíduos com capacidade de desenvolver atividades no dia a dia, sendo resguardados os seus direitos;
· Descrever as partes do corpo e suas funções;
· Organizar registros sobre a importância dos hábitos de higiene mental, social, para uma vida saudável;
· Preservar e conservar a higiene dos ambientes: casa, escola e ambientes públicos;
· Comparar, testar e avaliar hipóteses individuais e coletivas com dados coletados da importância de se ter higiene;
· Reconhecer a importância da vacinação como prevenção de doenças;
· Pesquisar, relacionar e relatar as doenças mais frequentes na infância: verminose, diarreia, coqueluche, sarampo, desidratação, gripe, rinite, catapora;
· Reconhecer que o planeta Terra faz parte do Sistema Solar e que este por sua;
CONTEÚDOS
· Corpo Humano
· Órgãos dos sentidos
· Alimentação (origem, necessidade e conservação)
· Higiene;
· Agravos a saúde (doenças comuns na infância)

2º BIMESTRE

OBJETIVOS
· Manifestar atitudes de curiosidade diante dos fenômenos da natureza;
· Identificar as estações do ano nomeando-as conforme suas características;
· Identificar a sombra como ausência de luz;
· Compreender que as ações humanas interferem na qualidade do ambiente;
· Compreender o ciclo da água na natureza;
· Entender o processo de mudança de estados físicos da água;
· Descrever um rio e sua importância geográfica;
· Entender que a qualidade de água está ligada à saúde e qualidade de
· Identificar doenças causadas por água contaminada;
· Reconhecer a água como solvente universal;
· Reconhecer a importância do saneamento básico como controle e prevenção de doenças e preservação do meio ambiente;
· Identificar as etapas de tratamento de água em uma estação de ETA;
· Descrever as etapas de tratamento de esgoto em uma estação de ETE;
· Simular por meio de experimentos uma das etapas do processo de
tratamento de água;
· Identificar as situações em que o vento é utilizado pelo ser humano;
· Identificar os diferentes tipos de ventos de acordo com a velocidade do ar;
· Reconhecer que ventos muito fortes, como furacão e o tornado podem causar danos ao ambiente;
· Elaborar relatórios a partir de observações;
· Identificar energia eólica como energia produzida pelos ventos.
· Promover a coleta seletiva de lixo;
· Identificar o destino adequado do lixo;
· Definir o que é solo;
· Estabelecer relação entre os tipos de solo e seus usos;
· Reconhecer a importância do solo e sua permeabilidade na agricultura.
CONTEÚDOS
· Meio Ambiente;
· Água
· Ar;
· Solo;

3° BIMESTRE

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
 Identificar e nomear as partes de uma planta;
 Compreender que as plantas são seres vivos;
 Observar a variedade de plantas;
 Reconhecer que as plantas precisam de solo, água, ar e luz para sobreviver;
 Reconhecer a importância da manutenção da qualidade do ar para a vida na Terra;
 Compreender que as plantas estão presentes no dia-a-dia dos seres humanos;
 Compreender que as plantas produzem o seu próprio alimento e respiram;
 Reconhecer a fotossíntese como modo de obtenção de alimentos;
 Reconhecer a flor como órgão reprodutivo de plantas, a partir do qual se desenvolve o fruto;
 Compreender que as sementes germinam, dando origem a uma nova planta;
CONTEÚDOS
· Plantas;
· Projeto dengue

4° BIMESTRE

OBJETIVOS
 Identificar a relação entre o ser humano e outros animais;
 Classificar os seres vivos em grupos: reino animal, vegetal, fungos e microorganismos;
 Reconhecer que existem diferentes tipos de vegetais e suas características;
 Reconhecer a existência de microorganismos na natureza;
 Identificar fungos comestíveis e venenosos;
 Conhecer a diversidade de animais vertebrados e invertebrados e classificá-los;
 Reconhecer algumas características dos invertebrados;
 Verificar a importância da cadeia alimentar, identificando os produtores, consumidores e decompositores.
CONTEÚDOS
· Seres vivos: animal, vegetal, fungos e microorganismos;
· Reprodução dos seres vivos.
· Cadeia alimentar

HISTÓRIA – 3° ANO
1° BIMESTRE

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
 Identificar diferenças e semelhanças nas maneiras de ir para a escola, meios de transporte na atualidade e em outros tempos;
 Identificar as atividades cotidianas na escola e dos profissionais que trabalham nela;
 Compreender a educação obrigatória no Brasil;
 Diferenciar escolas em tempos passados e na atualidade, relação professor aluno em outras épocas;
 Compreender e apresentar a história de sua escola;
 Reconhecer direitos e deveres na escola;
 Compreender a história da sua rua, número da casa, bairro, CEP, buscando sua origem e a influência dos imigrantes.
 Compreender as características da sua rua/bairro, estabelecendo diferenças e semelhanças entre o passado e o presente e a transformação da paisagem local;
 Identificar outros bairros do município;
 Valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes.
CONTEÚDOS
· Escola, (história da escola, história, símbolo da escola, pessoas que integram a escola)
· Direitos e deveres
· Datas comemorativas.

2º BIMESTRE

OBJETIVOS
· Reconhecer diferentes formações familiares na atualidade e compará-las com as do passado (número de pessoas);
· Comparar o papel da mulher na família em diferentes épocas;
· Compreender as atividades cotidianas das famílias indígenas e as diferenças ou semelhanças com as nossas famílias;
· Conhecer a origem da sua família (árvore genealógica);
· Discutir sobre a divisão de trabalho na família e as atividades profissionais exercidas por mulheres e homens;
· Pesquisar e relatar a história de sua família;
· Reconhecer vários tipos de moradias em diferentes lugares do mundo e as moradias indígenas.
· Conhecer as profissões existente nas escolas e de seus pais e outras.
· Valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes.
CONTEÚDOS
· Família;
· Profissões
· Datas comemorativas.

3° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Identificar e conhecer o comércio e as indústrias do bairro;
· Identificar os diferentes tipos de meios de transporte;
· Compreender a história e a evolução dos meios de transporte;
· Identificar elementos de sinalização e atitudes adequadas no trânsito;
· Valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes.
CONTEÚDOS
· Meios de transportes;
· Projeto trânsito
· Datas Comemorativas.


4° BIMESTRE

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
· Identificar os diferentes tipos de meios de comunicação;
· Compreender a história e a evolução dos meios de comunicação;
· Identificar diferentes profissões e suas características, instrumentos utilizados por diferentes profissionais;
· Identificar o trabalho no campo e na cidade em diferentes tempos;
· Valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes.
· Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta data como resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil;
CONTEÚDOS
· Meios de comunicação;
· Consciência negra
· Datas Comemorativas.

GEOGRAFIA – 3° ANO
1° BIMESTRE

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
· Compreender o bairro local onde vivem as pessoas e a influência destas nas características do bairro;
· Identificar e compreender que os grupos humanos se apropriam do aspecto geográfico de acordo com as suas necessidades ou possibilidades;
· Reconhecer que os bairros formam uma cidade;
· Observar e analisar as ruas de um bairro;
· Ler interpretar e representar o espaço por meio de mapas, plantas e imagens aéreas;
· Listar os nomes dos bairros que formam o nosso município;
· Conhecer alguns bairros e sua localização;
· Desenhar, o trajeto de sua casa até a escola, destacar pontos de referências.
· Identificar e caracterizar os tipos de bairros;
CONTEÚDOS
· O bairro(conceito)
· Localização da escola no bairro
· A infraestrutura do bairro (rua, serviços públicos...)
· As paisagens dos bairros
· Bairro no campo e na cidade

2° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Observar e comparar paisagens, identificando as transformações ocorridas;
· Respeitar a natureza;
· Registrar os componentes culturais que participam de uma paisagem e a diferenciam de outras;
· Analisar os elementos da natureza presentes em nosso município;
· Compreender algumas das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes em paisagens urbanas e rurais.
· Identificar os diferentes elementos que compõe a paisagem do bairro;
· Identificar o clima da nossa região;
· Determinar os pontos cardeais, utilizando o sol como referência;
· Reconhecer os pontos cardeais e usá-los como orientação ao traçar percursos em uma planta, guiando-se pela rosa-dos-ventos.
CONTEÚDOS
· Os elementos da paisagem (relevo, hidrografia, vegetação, clima)
· Paisagem natural e modificada pelo homem;
· Orientação (Pontos cardeais)
· O lugar onde moramos e suas transformações:
· Moradia (a residência inserida no espaço do bairro)

3° BIMESTRE

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
· Identificar e conhecer o comércio e as indústrias do bairro;
· Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples..
· Compreender o bairro como local onde as pessoas estabelecem relações de trabalho.
· Identificar as etapas de produção e evolução dos trabalhos no campo e na cidade.
· Reconhecer meios de transporte utilizados e utilizáveis;
· Identificar os vários tipos de transportes;
· Reconhecer que os meios de comunicação facilitam a nossa vida, e como devem ser utilizados hábitos cotidianos, formas de fazer e maneiras de se expressar; Reconhecer a função e a utilização de diferentes meios de comunicação;
· Reconhecer a importância da comunicação;
· Identificar elementos da paisagem natural e da paisagem modificada;
· Refletir sobre a necessidade de controle na ocupação e na utilização dos espaços;
· Identificar produtos agrícolas que são cultivados no município.
CONTEÚDOS
· Indústria, comércio e agricultura
· Meios de transporte
4º BIMESTRE

OBJETIVOS
· Identificar os problemas e necessidades do bairro;
· Reconhecer os problemas da cidade, entendendo que a qualidade de vida depende tanto de ações das autoridades quanto as atitudes individuais.
· Identificar documentos para pagamento de impostos e taxas de serviços públicos;
· Identificar os benefícios do nosso município;
· Identificar os serviços públicos e as opções de lazer que existem no seu bairro;
· Coletar informações;
· Elaborar entrevista;
· Preocupar-se com a questão do lixo no meio ambiente;
· Conhecer as vantagens e desvantagens dos diferentes meios de transporte;
· Conhecer os símbolos utilizados para sinalização de vias públicas;
· Reconhecer que os meios de comunicação facilitam a nossa vida, e como devem ser utilizados hábitos cotidianos, formas de fazer e maneiras de se expressar; Reconhecer a função e a utilização de diferentes meios de comunicação;
· Reconhecer a importância da comunicação;
CONTEÚDOS
· Serviços Públicos – Impostos, água, esgoto, coleta de lixo, iluminação,
pavimentação, telefonia;
· Meio de comunicação

ENSINO RELIGIOSO 3º ANO
1º BIMESTRE

OBJETIVOS
Reconhecer que as possibilidades de crescimento estão presentes em cada um de nós.
Reconhecer que o crescimento de uma pessoa só será completo se ocorrer nos vários níveis: físico, intelectual, afetivo, moral e espiritual.
Identificar quais são as atitudes que favorecem o crescimento nos níveis físico,
intelectual, afetivo, moral e espiritual.
Reconhecer atitudes e comportamentos concretos que caracterizam a noção de crescimento.
Compreender que as pessoas despertam admiração dos outros quando elas crescem fisicamente, intelectualmente, moralmente e espiritualmente.
CONTEÚDOS
 Crescendo com sabedoria
· O que é crescer?
· A alegria de crescer;
· Crescendo como uma plantinha,
· Gente nota 10;
2º BIMESTRE
·
OBJETIVOS
Perceber que atitudes de cuidado são essenciais e urgentes para melhorar a qualidade de vida na Terra e adequá-la aos planos do Criador.
· Reconhecer que a vida pode nascer de várias maneiras, mas só evolui se for cuidada, cultivada e amada.
· Concluir que o cuidado é uma atitude fundamental e indispensável para manter a vida e o prazer de viver.
· Entender que cuidar dos outros é uma atitude de amor que gera bem-estar e alegria.
· Reconhecer que o cuidado com o meio ambiente e sua preservação é uma questão
fundamental para a sobrevivência dos seres vivos na Terra.
CONTEÚDOS
Cuidar para crescer
· Crescendo com cuidado;
· Cuidando de si mesmo;
· Cuidando dos outros;
· Cuidando do meio ambiente;

 3º BIMESTRE

·
OBJETIVOS
Perceber que diante das inúmeras possibilidades da vida, é preciso não só saber decidir, mas também responder pelas próprias decisões.
· Reconhecer e valorizar a capacidade de escolher e de tomar decisões.
· Reconhecer a responsabilidade como um valor que nos ajuda a crescer como gente e a sermos mais felizes.
· Perceber que o uso da TV estimula e exercita uma da melhores capacidades de nossa vida de gente: a capacidade de escolher.
· Concluir que o consumismo não traz a verdadeira felicidade.
CONTEÚDOS
 Liberdade para crescer
· Você escolhe;
· Você é responsável;
· TV e liberdade;
· Consumismo;

4º BIMESTRE

OBJETIVOS
Concluir que a apreciação da beleza desenvolve a sensibilidade, acrescentando uma dimensão estética ao crescimento das pessoas.
· Sensibilizar-se com as belezas naturais, adotando não só uma postura de admiração, mas também de cuidado e preservação.
· Perceber a beleza das obras de arte como expressão da capacidade criadora das pessoas;
· Aprender a admirar a capacidade criadora dos artistas, que expressam ideias e sentimentos em suas obras de arte, descobrindo seus próprios dotes artísticos e procurando desenvolvê-los.
· Reconhecer a beleza do amor nos gestos de carinho e de bondade que somos capazes de manifestar e receber.
CONTEÚDOS
 Belezas que ajudam a crescer
-As belezas naturais;
-As belezas criadas pelas pessoas;
-E o mundo fica mais belo;
-A beleza do amor;




 EDUCAÇÃO FÍSICA -3º ANO
1º BIMESTRE



OBJETIVOS
• participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais;

 CONTEÚDOS             
• participação em diversos jogos e lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas;
• explicação e demonstração de brincadeiras aprendidas em contextos extra escolares;
• participação e apreciação de brincadeiras ensinadas pelos colegas;           
• resolução de situações de conflito por meio do diálogo, com a ajuda do professor;
• discussão das regras dos jogos;       

2º BIMESTRE


OBJETIVOS

• conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais (qualitativas e quantitativas); 

 CONTEÚDOS                  
• utilização de habilidades em situações de jogo e luta, tendo como referência de avaliação o esforço pessoal;     
• resolução de problemas corporais individualmente;           
• avaliação do próprio desempenho e estabelecimento de metas com o auxílio do professor;
• participação em brincadeiras cantadas;       
• criação de brincadeiras cantadas;    

3º BIMESTRE


OBJETIVOS
 
• conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano;       

 CONTEÚDOS             
      
• criação de brincadeiras cantadas;    
• acompanhamento de uma dada estrutura rítmica com diferentes partes do corpo;
• apreciação e valorização de danças pertencentes à localidade;      
• participação em danças simples ou adaptadas, pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo que estejam presentes no cotidiano;  
• participação em atividades rítmicas e expressivas;  


4º BIMESTRE


OBJETIVOS
   
• organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.

 CONTEÚDOS           
  
• utilização e recriação de circuitos;   
• utilização de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, etc.) durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;           
• desenvolvimento das capacidades físicas durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• diferenciação das situações de esforço e repouso;  
• reconhecimento de algumas das alterações provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos, mediante a percepção do próprio corpo.
                                                                         


ARTE 3º ANO
 1º BIMESTRE

OBJETIVOS
• expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas;
• interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;

CONTEÚDOS
•  Desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas.
• Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos
(bidimensional e tridimensional).
• Observação e análise das formas que produz e do processo pessoal nas suas correlações com as produções dos colegas.
• Consideração do elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
• Experimentação, utilização e pesquisa de materiais e técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argila, goivas) e outros meios (máquinas fotográficas, vídeos, aparelhos de computação e de reprografia).
      

2º BIMESTRE
OBJETIVOS

• edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas,
no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
• compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
 CONTEÚDOS

• Reconhecimento e desenvolvimento da expressão em dança.
• Reconhecimento dos diferentes tecidos que constituem o corpo (pele, músculos e ossos) e suas funções (proteção, movimento e estrutura).
• Observação e análise das características corporais individuais: a forma, o volume e o peso.
• Experimentação e pesquisa das diversas formas de locomoção,  e orientação no espaço (caminhos, direções e planos).
• Experimentação na movimentação considerando as mudanças de velocidade, de tempo, de ritmo e o desenho do corpo no espaço.
• Observação e experimentação das relações entre peso corporal e equilíbrio.
• Reconhecimento dos apoios do corpo explorando-os nos planos (os próximos ao piso até a posição de pé).
• Improvisação na dança, inventando, registrando e repetindo sequências de movimentos criados.
• Seleção dos gestos e movimentos observados em dança, imitando, recriando, mantendo suas características individuais.
• Seleção e organização de movimentos para a criação de pequenas coreografias

3ºBIMESTRE
OBJETIVOS 
• observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
• compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
CONTEÚDOS
• Desenvolvimento de atitudes de autoconfiança nas tomadas de decisões em relação às produções pessoais.      
• Posicionamentos pessoais em relação a artistas, obras e meios de divulgação das artes.
• Cooperação com os encaminhamentos propostos nas aulas de Arte.
• Valorização das diferentes formas de manifestações artísticas como meio de acesso e compreensão das diversas culturas.         
• Identificação e valorização da arte local e nacional.           
• Atenção, valorização e respeito em relação a obras e monumentos do patrimônio cultural.
• Reconhecimento da importância de frequentar instituições culturais onde obras artísticas estejam presentes.      
• Interesse pela História da Arte.        
• Valorização da atitude de fazer perguntas relativas à arte e às questões a ela relacionadas.
• Valorização da capacidade lúdica, da flexibilidade, do espírito de investigação como aspectos importantes da experiência artística.  
• Autonomia na manifestação pessoal para fazer e apreciar a arte.   
• Formação de critérios para selecionar produções artísticas mediante o desenvolvimento de padrões de gosto pessoal.           
• Gosto por compartilhar experiências artísticas e estéticas e manifestação de opiniões, ideias e preferências sobre a arte.    
• Sensibilidade para reconhecer e criticar ações de manipulação contrárias à autonomia e ética humanas, veiculadas por manifestações artísticas.        
• Reconhecimento dos obstáculos e desacertos como aspectos integrantes do processo criador pessoal.
• Atenção ao direito de liberdade de expressão e preservação da própria cultura.    

 

 4ºBIMESTRE
OBJETIVOS

• buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.

CONTEÚDOS
• Participação e desenvolvimento nos jogos de atenção, observação, improvisação, etc.
• Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática.
• Experimentação e articulação entre as expressões corporal, plástica e sonora.
• Experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos (temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, etc., objetos, máscaras, situações físicas, imagens e sons).
• Experimentação na improvisação a partir do estabelecimento de regras para os jogos.
• Pesquisa, elaboração e utilização de cenário, figurino, maquiagem, adereços, objetos de cena, iluminação e som.
• Pesquisa, elaboração e utilização de máscaras, bonecos e de outros modos de apresentação teatral.
• Seleção e organização dos objetos a serem usados no teatro e da participação de cada um na atividade.
• Exploração das competências corporais e de criação dramática.
• Reconhecimento, utilização da expressão e comunicação na criação teatral

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