quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Plano 1º ano do Ensino Fundamental

 LÍNGUA PORTUGUESA -1º ANO
1° BIMESTRE  

 Objetivos
· · Identificar e escrever o próprio nome.
· Identificar e nomear os colegas, os amigos fora da escola, os nomes das crianças da turma.
· Expressar-se oral e graficamente com espontaneidade e criatividade.
· Reconhecer as letras que compõe o seu nome;
· Comparar seu nome com o nome dos colegas para identificação das letras que são comuns;
· Reconhecer palavras que tem a mesma letra inicial do seu nome;
· Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de outros nomes;
· Registrar o próprio nome;
· Usar as letras do alfabeto na tentativa de identificação da direção da escrita;
· Escrever o nome e identificá-lo em contexto diversificados;
· Reconhecer o uso da letra maiúscula e minúscula em diversos contextos;
· Relatar experiência de vida e de acontecimentos do dia a dia;
· Ouvir e recontar histórias na sequência dos acontecimentos;
· Fazer questionamentos sobre a história lida;
· Ler e identificar as sílabas existentes nas palavras;

Conteúdos

· Alfabeto;
· Letra Maiúscula/minúscula;
· Junções: ao, ai, ia, ui, uau, au, eu, ei, oi;
· Meu nome;
· Nome dos meus amigos;
· Nome dos meus brinquedos preferidos;
· Nome das coisas que eu gosto e do que não gosto;
· Nome da professora;
· Minha turma tem um nome;
· Nome e sobrenome;
· Nomes próprios e comuns;
· Alfabeto maiúsculo e minúsculo
· Diferenciar letras, números e desenhos
· Gêneros textuais
2º BIMESTRE
Objetivos
 Realizar a leitura de imagens e rótulos de uso cotidiano;
 Participar e interagir no momento da leitura de textos de diferentes gêneros como: contos, notícias de jornais, informativos, revistas, quadrinhas, parlendas, placas, rótulos, bula,
etc.;
Escrever palavras à vista de cenas e gravuras, conforme sua hipótese de escrita.
Reconhecer e grafar as letras trabalhadas do alfabeto.
Identificar os sons das letras apresentadas.
Ampliar a construção de uma consciência fonológica (relação fonema-grafema).
Reconhecer os sons iniciais e/ou finais das palavras.
Perceber a função social da escrita;
Escrever e ler as junções com as vogais;
Conteúdos
· Alfabeto;
· Som inicial e final;
· Escrita espontânea;
· Práticas de leitura e escrita;
· Situações do uso da leitura e da escrita;
· Uso da linguagem oral;
· Nomes próprios e comuns;
· Formar palavras com o alfabeto móvel;
· Interpretação oral de textos;
· Semelhanças e diferenças entre palavras quanto ao numero de sílabas; Separação de
Sílabas;
· Palavras quanto ao som inicial e final das palavras;
· Descrição de objetos, cenas e situações;
· Produção coletiva de textos;
· Gêneros Textuais;



3° BIMESTRE
Objetivos
 Recontar histórias;
 Descrever personagens, cenários e objetos;
 Imitar personagens, animais e ações com pantomima(gestos);
 Dramatizar histórias, brinquedos e acontecimentos;
 Representar emoções: alegria, dor, tristeza, nos diálogos criados.
 Realizar a escolha de livros para apreciação de gravuras e identificação do texto;
 Participar de situações nas quais as crianças leiam, ainda que não o façam de forma
convencional;
Conteúdos
 Alfabeto;
 Silabas;
 Construções textuais;
 Leitura e reconto de histórias;
 Gênero textual: adivinhas/ parlendas/lendas/ trava-língua/ cantigas de roda/ poemas/ bilhete/
livros/ receitas/ letras de músicas/ pesquisas retiradas da internet/ rótulos;
 Leitura de história, escolhendo livros para ler, manusear e apreciar sozinho(a) ou
acompanhado(a),despertando o gosto pela leitura.



4° BIMESTRE

Objetivos
 Reconhecer o uso da letra maiúscula e minúscula em diversos contextos;
 Relatar experiência de vida e de acontecimentos do dia a dia;
 Ouvir e recontar histórias na sequência dos acontecimentos;
 Fazer questionamentos sobre a história lida;
 Ler e identificar as sílabas existentes nas palavras;
 Reconhecer previamente os recursos linguísticos abordados: singular e plural, masculino e
feminino, aumentativo e diminutivo;
 Formar palavras e separá-las em sílabas;
 Produzir escritas espontâneas de palavras;
 Criar e escrever frases;
 Produzir textos coletivos;
 Identificar personagens, ideia central e parágrafos;
 Diferenciar palavras do gênero feminino e masculino;
 Desenvolver o gosto pela leitura.
 Participar dos projetos desenvolvidos pela a escola.
 Diferenciar palavras no singular e plural;
 Passar as palavras do singular para o plural;
 Conhecer os sinais de pontuação;
 Identificar os sinais de pontuação em frases e pequenos textos;

Conteúdos
 Escrita de frases;
 Produção de textos;
 Masculino/feminino/artigo
 Palavras/Sílabas/Sílabas complexas
 Escrita Espontânea;
 Interpretação de texto;
 Singular/Plural
 Pontuação


MATEMÁTICA – 1° ANO
1° BIMESTRE
Linguagem Matemática
Objetivos· Identificar direções/sentidos diferentes;
· Reconhecer os diferentes símbolos, fazer a leitura e compreensão dos mesmos;
· Desenvolver o raciocínio lógico para resolver situações-problema que envolva as ideias de
juntar e acrescentar, tirar, completar e comparar, próprias da adição e subtração;
· Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e noções
espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
· Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações
matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
· Fazer a leitura e a escrita de qualquer número da sequência trabalhada reconhecer a posição
de elementos dentro de dessa sequência, ordená-los do maior para o menor e vice-versa;
· Desenvolver a capacidade de agir na vida diária, aplicando os conhecimentos
desenvolvidos.
· Conhecer e dramatizar a história dos números;
· Construir o significado do número natural a partir da contextualização social;
· Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço;
· Ordenar, seriar, pessoas ou objetos de acordo com algum critério estabelecido (altura,
tamanho, cor, espessura), e assim explorando os conceitos de grandeza e posição;
· Identificar e escrever a sequência numérica dos números naturais, explorando a ideia de
números vizinhos;
Vivenciar em situações do cotidiano, a ideia de quantidade, identificando e associando cada uma
ao seu respectivo símbolo numérico;
Conteúdos
· Comparação de tamanho: (maior / menor / mesmo
· Noções de posição: (frente / atrás / entre / em cima, embaixo / ao lado / perto / longe /
direita esquerda / mesmo sentido e sentido contrário).
· Semelhanças e diferenças
· Classificações
· Símbolos e códigos
· Os sinais (+ e =) símbolos matemáticos
· Seqüências lógicas
· História dos números;
· Números até 9
· Correspondência um a um
· Registro de quantidades.
· Quantidades e gráfico
· Ideias dos números de 1 a 9
· Representação dos números de 1 a 9
· Números do 11 ao 20
· A ideia do zero (0)
· Antecessor e sucessor (de 0 e 9)
· Noções de tempo: (ontem, hoje, amanhã)
· Ordem crescente e ordem decrescente
· Números Ordinais (1° ao 10°)
· Calendário; Dias da semana
Construção do numero e de suas relações – algarismo, quantidade, sequencia;

2º BIMESTRE

Objetivos
 Identificar e reconhecer tamanhos, formas e espessuras;
Compreender as formas geométricas existente em objetos e observar
semelhanças e diferenças;
 Relacionar e classificar as formas geométricas planas;
 Identificar a dezena como um conjunto de 10 unidades;
 Reconhecer e interpretar massa, altura, idades dos alunos através de
gráficos.
 Recitar oralmente a sequência numérica até 39;
 Proporcionar o aluno a realizar seriação e classificação;
Comparar número e quantidade;
 Interpretar e registrar o calendário mensal;
Desenvolver o raciocínio probabilístico (estimativas);
 Induzir o aluno a resolver situações-problema que envolvam ideias das operações de adição, subtração em situações cotidianas;
Identificar números, sucessor e antecessor compreendendo a sequência numérica;
Identificar propriedades geométricas de objetos e figuras como formas, tipos de contornos, faces planas, lados retos, etc;
Conteúdos
 Figuras geométricas
Sólidos geométricos
 Figuras planas
 Figuras geométricas e simetria.
 O número dez (10)
 Dezena
 Os números de 10 a 12
 Dúzia e meia dúzia
 Os números de 13 a 19
 Os números de 20 a 29
 Os números até 39
 Quantificação, contagem, resolução de problemas;
 Registro de quantidades;
 Classificar objetos conforme suas características;
 Relação entre numero e quantidade;

3° BIMESTRE

Objetivos
 Conhecer a história do dinheiro;
 Identificar valores de moedas e cédulas brasileiros;
 Estimar valores do sistema monetário;
 Realizar cálculos e resolver problemas que envolvam valores de notas e moedas brasileiras;
 Desenvolver o raciocínio lógico para resolver situações-problema que envolva as ideias de
juntar e acrescentar, tirar, completar e comparar, próprias da adição e subtração;
 Recitar oralmente a sequência numérica até 69;
 Comparar número e quantidade;
Conteúdos
 Nosso dinheiro: cédulas e moedas.
 Uso consciente do dinheiro.
 As ideias de juntar e acrescentar.
 Representação da adição.
 Estratégias de adição.
 Situações-problema envolvendo adição.
 As ideias de subtração: tirar e comparar.
 Representação da subtração.
 Estratégias da subtração.
 Quanto a mais? Quanto a menos?
 Situações-problema.
 Os números até 69

4° BIMESTRE

Objetivos  
  Fazer comparação e medidas de comprimento (pequeno, médio, grande, mais alto, mais
baixo, da mesma altura, maior que, menor que, do mesmo tamanho, grosso, fino).
 Estabelecer relações entre diferentes unidades de medida (comprimento, massa,
capacidade);
 Escrever os numerais e utiliza-los em jogos, exercícios e na leitura dos números
envolvendo o cotidiano;
 Usar da contagem oral dos números nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças
reconheçam sua necessidade;
 Explicar e/ou representar a posição de pessoas e objetos, empregando vocabulário
pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças
considerarem necessária essa ação.
 Registrar e justificar suas produções em situações-problemas e em jogos;
 Recitar oralmente a sequência numérica até 99;
 Identificar a dezena como um conjunto de 10 unidades;
 Comparar número e quantidade;
Conteúdos
 Medidas e instrumentos de medidas
 Medida de comprimento
 Medida de massa
 Medida de capacidade
 Medida de tempo
 As dezenas inteiras
 Os números até 99





CIÊNCIAS – 1° ANO
1° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Organizar e promover a higiene física, ambiental e alimentar;
· Estabelecer relação entre a falta de higiene pessoal e ambiental com a aquisição de doenças;
· Estabelecer relação com a saúde do corpo e a existência de defesas naturais por meio da vacinação;
· · Compreender a causa das verminoses e os cuidados para sua prevenção;
· Identificar a cárie como fator de descuido com os dentes e os hábitos para preveni-la;

CONTEÚDOS
 Corpo Humano;
Alimentação.
 Higiene




2° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Reconhecer a necessidade do uso racional da água;
· Relacionar os vários usos da água pelo ser humano;
· Reconhecer que há água doce e salgada no planeta terra;
· Reconhecer a importância da água para os seres vivos;
· Distinguir os estados físicos da água;
· Relacionar cuidados que devemos ter com os ambientes;

CONTEÚDOS
· Água
· Meio Ambiente


3º BIMESTRE
OBJETIVOS
· Identificar e nomear as partes de uma planta;
· Compreender que as plantas são seres vivos;
· Observar a variedade de plantas;
· Compreender que as plantas estão presentes no dia-a-dia dos seres humanos;

· CONTEÚDOS
· Plantas;


4º BIMESTRE
OBJETIVOS·
Formular perguntas e suposições sobre o assunto em estudo;
· Estabelecer relação entre características e diferenças entre animais
· Reconhecer animais  observando características como: número
de patas, cobertura do corpo, forma de locomoção, alimentação e hábitos;
· · Comparar animais relacionando semelhanças e diferenças.
· Perceber que os animais precisam se alimentar e respirar para sobreviver;
CONTEÚDOS
· Animais.


HISTÓRIA -1º ANO
1° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Identificar suas características físicas;
· Respeitar as diferenças e as preferências pessoais;
· Perceber que tem uma história de vida ao recordar momentos de sua infância;
· Organizar os fatos da história da vida, noções de antes e depois;
· · Valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes.
CONTEÚDOS
· Identidade;
História pessoal
· Datas comemorativas;


2º BIMESTRE
OBJETIVOS
· Reconhecer diferentes formações familiares na atualidade e compará-las com as do passado (número de pessoas);
· · Compreender maneiras de marcar a passagem do tempo.
· Analisar e relatar o período de tempo gasto em três situações: dia, semana, mês;
· · Reconhecer a importância do calendário para o dia a dia;
· · Identificar vários tipos de relógios;
· Realizar leitura de horas;
· Registrar horários de atividades cotidianas, noções de antes e depois.
CONTEÚDOS
· Minha Família.
· · Passagem do tempo; ontem, hoje e amanhã
· Relógio Cronológico
· Datas comemorativas.

3° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Identificar a moradia como uma das necessidades básicas do ser humano;
· Conhecer diferentes tipos de moradias;
· Construir um gráfico com as moradias dos alunos;
· Identificar as divisões de uma casa;
·
 CONTEÚDOS
· Nossa casa nosso lar
· O lugar onde vivemos (vizinhos, rua, bairro...)
· Datas Comemorativas.


4° BIMESTRE

OBJETIVOS

· Identificar brincadeiras atuais e de outras épocas;
· Identificar palavras que indicam passagem do tempo;
·
CONTEÚDOS
· Brinquedos e Brincadeiras do passado e do presente
· Datas Comemorativas

GEOGRAFIA – 1° ANO
1° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Analisar o espaço por meio da representação do caminho de casa para a
escola, identificando alguns pontos de referência;
· Identificar algumas atitudes para manter o bom aspecto e conservação da
escola;
· Reconhecer a escola onde estuda e seu espaço;
· Identificar as pessoas que trabalham na escola e que funções desempenham;
· CONTEÚDOS
· Escola; Localização
· Sala de aula
· Lugar.

2º BIMESTRE

OBJETIVOS
· Reconhecer os espaços onde se vive e percebe-se como parte dele, compreendendo que o espaço determina aspectos importantes na vida.
· Compreender habilidades relacionadas à lateralidade: direita, esquerda, atrás, na frente;
· Localizar objetos no espaço através de pontos de referência;
· Localizar a sua casa ou escola através de pontos de referencia;
· CONTEÚDOS
· Morada ;
· Localização

3° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Respeitar e valorizar a diversidade cultural, bem como as ideias contrárias as suas;;
· Caracterizar a paisagem da cidade, os elementos da paisagem urbana, suas mudanças e organização ao longo do tempo e suas atividades;
· Desenvolver noções de lateralidade, orientação e localização espacial;
· Conhecer as diferentes atividades econômicas e seus setores e a relação de interdependência entre cidade e campo;
CONTEÚDOS
· Cultura folclórica.
· Modificação do ambiente: espaço rural/ espaço urbano;

4° BIMESTRE

OBJETIVOS
· Descrever as principais características da rua onde mora, comparando-as com as de outras ruas;
· Reconhecer no espaço das ruas, referenciais espaciais de localização, orientação e distância, favorecendo o deslocamento com autonomia e a representação do lugar que está sendo analisado;
· Observar e descrever os elementos que compõem a rua;
· Caracterizar as quatro estações do ano;
· Identificar no calendário o início e o término de cada uma das estações do ano;
· Relacionar a vida na Terra com os astros: a importância do Sol e da Lua para as estações do ano.
CONTEÚDOS
· Rua;
· Estações do ano.

ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO
1º BIMESTRE

OBJETIVOS:
· Perceber que há uma série de atitudes, diálogos ou interações que podem
ajudar-nos a melhorar nossa qualidade de vida e a dos outros.
·· Entender as diferentes formas de partilhar a vida com os outros,
percebendo que essa atitude gera alegria.
· Descobrir como podemos ser útil às pessoas do nosso convívio alegrando-se
mutuamente.
CONTEÚDOS
· Convivência na escola
·
2º BIMESTRE

OBJETIVOS:
· Conscientizar-se da grande capacidade de perceber o mundo, valorizando as vivências que ele propicia.
· Reconhecer que a família nos ajuda a crescer e que devemos colaborar com ela.
· Compreender que a convivência em família ajuda a desenvolver as capacidades de sentir, amar, escolher e falar.
· · Reconhecer que pelas mãos somos capazes de transmitir e receber carinho.
· Reconhecer que a capacidade de saborear as coisas boas da vida pode ser motivo de muitas alegrias.
Perceber que existem pessoas que não têm o mínimo necessário para viver, desenvolvendo assim atitudes de solidariedade.
CONTEÚDOS

· Convivência familiar
·

3º BIMESTRE


OBJETIVOS
· Refletir sobre a inteligência, a liberdade e as capacidades de sentir, amar e falar como características próprias do ser humano e que o distinguem dos outros seres do universo.
· Entender como as emoções podem influenciar a nossa vida, sabendo
identificá-las para lidar com elas e ser feliz.
· Respeitar os sentimentos dos outros e solidarizar-se com eles.
· CONTEÚDOS

· Convivência com a comunidade;
·

4º BIMESTRE
OBJETIVO
· Reconhecer o valor da amizade, identificando gestos e atitudes que a favoreçam.
· Perceber que a convivência harmoniosa com as pessoas que nos rodeiam traz alegrias e nos faz feliz.
· Identificar a escola como um lugar especial para cultivar amizades, a liberdade e o amor.
· Entender que a escola é um espaço equipado para aprender.
CONTEÚDOS
· · Amizade

 EDUCAÇÃO FÍSICA -1º ANO
1º BIMESTRE



OBJETIVOS
• participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais;

 CONTEÚDOS             
• participação em diversos jogos e lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas;
• explicação e demonstração de brincadeiras aprendidas em contextos extra escolares;
• participação e apreciação de brincadeiras ensinadas pelos colegas;           
• resolução de situações de conflito por meio do diálogo, com a ajuda do professor;
• discussão das regras dos jogos;       

2º BIMESTRE


OBJETIVOS

• conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais (qualitativas e quantitativas); 

 CONTEÚDOS                  
• utilização de habilidades em situações de jogo e luta, tendo como referência de avaliação o esforço pessoal;     
• resolução de problemas corporais individualmente;           
• avaliação do próprio desempenho e estabelecimento de metas com o auxílio do professor;
• participação em brincadeiras cantadas;       
• criação de brincadeiras cantadas;    

3º BIMESTRE


OBJETIVOS
 
• conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano;       

 CONTEÚDOS             
      
• criação de brincadeiras cantadas;    
• acompanhamento de uma dada estrutura rítmica com diferentes partes do corpo;
• apreciação e valorização de danças pertencentes à localidade;      
• participação em danças simples ou adaptadas, pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo que estejam presentes no cotidiano;  
• participação em atividades rítmicas e expressivas;  


4º BIMESTRE


OBJETIVOS
   
• organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.

 CONTEÚDOS           
  
• utilização e recriação de circuitos;   
• utilização de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, etc.) durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;           
• desenvolvimento das capacidades físicas durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• diferenciação das situações de esforço e repouso;  
• reconhecimento de algumas das alterações provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos, mediante a percepção do próprio corpo.
                                                                         

 ARTE - 1º ANO

 1º BIMESTRE

OBJETIVOS
• expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas;
• interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;

CONTEÚDOS
•  Desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas.
• Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos
(bidimensional e tridimensional).
• Observação e análise das formas que produz e do processo pessoal nas suas correlações com as produções dos colegas.


      

2º BIMESTRE
OBJETIVOS

• edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas,
no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
• compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
  
CONTEÚDOS

• Reconhecimento e desenvolvimento da expressão em dança.
• Experimentação na movimentação considerando as mudanças de velocidade, de tempo, de ritmo e o desenho do corpo no espaço.
• Observação e experimentação das relações entre peso corporal e equilíbrio.
• Reconhecimento dos apoios do corpo explorando-os nos planos (os próximos ao piso até a posição de pé).
• Seleção e organização de movimentos para a criação de pequenas coreografias

3ºBIMESTRE
OBJETIVOS 
• observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
• compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
CONTEÚDOS

• Valorização das diferentes formas de manifestações artísticas como meio de acesso e compreensão das diversas culturas.         
• Identificação e valorização da arte local e nacional.           
• Atenção, valorização e respeito em relação a obras e monumentos do patrimônio cultural.
• Reconhecimento da importância de frequentar instituições culturais onde obras artísticas estejam presentes.      
• Autonomia na manifestação pessoal para fazer e apreciar a arte.   


 

 4ºBIMESTRE
OBJETIVOS

• buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.


CONTEÚDOS
• Participação e desenvolvimento nos jogos de atenção, observação, improvisação, etc.
• Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática.
• Experimentação e articulação entre as expressões corporal, plástica e sonora.
• Experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos (temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, etc., objetos, máscaras, situações físicas, imagens e sons).

Nenhum comentário:

Postar um comentário