LÍNGUA PORTUGUESA -1º ANO
1° BIMESTRE
Objetivos
· · Identificar e escrever o próprio nome.
· Identificar e nomear os colegas, os amigos fora da escola, os nomes das crianças da turma.
· Expressar-se oral e graficamente com espontaneidade e criatividade.
· Reconhecer as letras que compõe o seu nome;
· Comparar seu nome com o nome dos colegas para identificação das letras que são comuns;
· Reconhecer palavras que tem a mesma letra inicial do seu nome;
· Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de outros nomes;
· Registrar o próprio nome;
· Usar as letras do alfabeto na tentativa de identificação da direção da escrita;
· Escrever o nome e identificá-lo em contexto diversificados;
· Reconhecer o uso da letra maiúscula e minúscula em diversos contextos;
· Relatar experiência de vida e de acontecimentos do dia a dia;
· Ouvir e recontar histórias na sequência dos acontecimentos;
· Fazer questionamentos sobre a história lida;
· Ler e identificar as sílabas existentes nas palavras;
Conteúdos
· Alfabeto;
· Letra Maiúscula/minúscula;
· Junções: ao, ai, ia, ui, uau, au, eu, ei, oi;
· Meu nome;
· Nome dos meus amigos;
· Nome dos meus brinquedos preferidos;
· Nome das coisas que eu gosto e do que não gosto;
· Nome da professora;
· Minha turma tem um nome;
· Nome e sobrenome;
· Nomes próprios e comuns;
· Alfabeto maiúsculo e minúsculo
· Diferenciar letras, números e desenhos
· Gêneros textuais
2º BIMESTRE
ObjetivosRealizar a leitura de imagens e rótulos de uso cotidiano;
Participar e interagir no momento da leitura de textos de diferentes gêneros como: contos, notícias de jornais, informativos, revistas, quadrinhas, parlendas, placas, rótulos, bula,
etc.;
Escrever palavras à vista de cenas e gravuras, conforme sua hipótese de escrita.
Reconhecer e grafar as letras trabalhadas do alfabeto.
Identificar os sons das letras apresentadas.
Ampliar a construção de uma consciência fonológica (relação fonema-grafema).
Reconhecer os sons iniciais e/ou finais das palavras.
Perceber a função social da escrita;
Escrever e ler as junções com as vogais;
Conteúdos
· Alfabeto;
· Som inicial e final;
· Escrita espontânea;
· Práticas de leitura e escrita;
· Situações do uso da leitura e da escrita;
· Uso da linguagem oral;
· Nomes próprios e comuns;
· Formar palavras com o alfabeto móvel;
· Interpretação oral de textos;
· Semelhanças e diferenças entre palavras quanto ao numero de sílabas; Separação de
Sílabas;
· Palavras quanto ao som inicial e final das palavras;
· Descrição de objetos, cenas e situações;
· Produção coletiva de textos;
· Gêneros Textuais;
3° BIMESTRE
Objetivos Recontar histórias;
Descrever personagens, cenários e objetos;
Imitar personagens, animais e ações com pantomima(gestos);
Dramatizar histórias, brinquedos e acontecimentos;
Representar emoções: alegria, dor, tristeza, nos diálogos criados.
Realizar a escolha de livros para apreciação de gravuras e identificação do texto;
Participar de situações nas quais as crianças leiam, ainda que não o façam de forma
convencional;
Conteúdos
Alfabeto;
Silabas;
Construções textuais;
Leitura e reconto de histórias;
Gênero textual: adivinhas/ parlendas/lendas/ trava-língua/ cantigas de roda/ poemas/ bilhete/
livros/ receitas/ letras de músicas/ pesquisas retiradas da internet/ rótulos;
Leitura de história, escolhendo livros para ler, manusear e apreciar sozinho(a) ou
acompanhado(a),despertando o gosto pela leitura.
4° BIMESTRE
Objetivos
Reconhecer o uso da letra maiúscula e minúscula em diversos contextos;
Relatar experiência de vida e de acontecimentos do dia a dia;
Ouvir e recontar histórias na sequência dos acontecimentos;
Fazer questionamentos sobre a história lida;
Ler e identificar as sílabas existentes nas palavras;
Reconhecer previamente os recursos linguísticos abordados: singular e plural, masculino e
feminino, aumentativo e diminutivo;
Formar palavras e separá-las em sílabas;
Produzir escritas espontâneas de palavras;
Criar e escrever frases;
Produzir textos coletivos;
Identificar personagens, ideia central e parágrafos;
Diferenciar palavras do gênero feminino e masculino;
Desenvolver o gosto pela leitura.
Participar dos projetos desenvolvidos pela a escola.
Diferenciar palavras no singular e plural;
Passar as palavras do singular para o plural;
Conhecer os sinais de pontuação;
Identificar os sinais de pontuação em frases e pequenos textos;
Conteúdos
Escrita de frases;
Produção de textos;
Masculino/feminino/artigo
Palavras/Sílabas/Sílabas complexas
Escrita Espontânea;
Interpretação de texto;
Singular/Plural
Pontuação
MATEMÁTICA – 1° ANO
1° BIMESTRE
Linguagem MatemáticaObjetivos· Identificar direções/sentidos diferentes;
· Reconhecer os diferentes símbolos, fazer a leitura e compreensão dos mesmos;
· Desenvolver o raciocínio lógico para resolver situações-problema que envolva as ideias de
juntar e acrescentar, tirar, completar e comparar, próprias da adição e subtração;
· Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e noções
espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
· Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações
matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
· Fazer a leitura e a escrita de qualquer número da sequência trabalhada reconhecer a posição
de elementos dentro de dessa sequência, ordená-los do maior para o menor e vice-versa;
· Desenvolver a capacidade de agir na vida diária, aplicando os conhecimentos
desenvolvidos.
· Conhecer e dramatizar a história dos números;
· Construir o significado do número natural a partir da contextualização social;
· Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço;
· Ordenar, seriar, pessoas ou objetos de acordo com algum critério estabelecido (altura,
tamanho, cor, espessura), e assim explorando os conceitos de grandeza e posição;
· Identificar e escrever a sequência numérica dos números naturais, explorando a ideia de
números vizinhos;
Vivenciar em situações do cotidiano, a ideia de quantidade, identificando e associando cada uma
ao seu respectivo símbolo numérico;
Conteúdos
· Comparação de tamanho: (maior / menor / mesmo
· Noções de posição: (frente / atrás / entre / em cima, embaixo / ao lado / perto / longe /
direita esquerda / mesmo sentido e sentido contrário).
· Semelhanças e diferenças
· Classificações
· Símbolos e códigos
· Os sinais (+ e =) símbolos matemáticos
· Seqüências lógicas
· História dos números;
· Números até 9
· Correspondência um a um
· Registro de quantidades.
· Quantidades e gráfico
· Ideias dos números de 1 a 9
· Representação dos números de 1 a 9
· Números do 11 ao 20
· A ideia do zero (0)
· Antecessor e sucessor (de 0 e 9)
· Noções de tempo: (ontem, hoje, amanhã)
· Ordem crescente e ordem decrescente
· Números Ordinais (1° ao 10°)
· Calendário; Dias da semana
Construção do numero e de suas relações – algarismo, quantidade, sequencia;
2º BIMESTRE
Objetivos
Identificar e reconhecer tamanhos, formas e espessuras;
Compreender as formas geométricas existente em objetos e observar
semelhanças e diferenças;
Relacionar e classificar as formas geométricas planas;
Identificar a dezena como um conjunto de 10 unidades;
Reconhecer e interpretar massa, altura, idades dos alunos através de
gráficos.
Recitar oralmente a sequência numérica até 39;
Proporcionar o aluno a realizar seriação e classificação;
Comparar número e quantidade;
Interpretar e registrar o calendário mensal;
Desenvolver o raciocínio probabilístico (estimativas);
Induzir o aluno a resolver situações-problema que envolvam ideias das operações de adição, subtração em situações cotidianas;
Identificar números, sucessor e antecessor compreendendo a sequência numérica;
Identificar propriedades geométricas de objetos e figuras como formas, tipos de contornos, faces planas, lados retos, etc;
Conteúdos
Figuras geométricas
Sólidos geométricos
Figuras planas
Figuras geométricas e simetria.
O número dez (10)
Dezena
Os números de 10 a 12
Dúzia e meia dúzia
Os números de 13 a 19
Os números de 20 a 29
Os números até 39
Quantificação, contagem, resolução de problemas;
Registro de quantidades;
Classificar objetos conforme suas características;
Relação entre numero e quantidade;
3° BIMESTRE
Objetivos
Conhecer a história do dinheiro;
Identificar valores de moedas e cédulas brasileiros;
Estimar valores do sistema monetário;
Realizar cálculos e resolver problemas que envolvam valores de notas e moedas brasileiras;
Desenvolver o raciocínio lógico para resolver situações-problema que envolva as ideias de
juntar e acrescentar, tirar, completar e comparar, próprias da adição e subtração;
Recitar oralmente a sequência numérica até 69;
Comparar número e quantidade;
Conteúdos
Nosso dinheiro: cédulas e moedas.
Uso consciente do dinheiro.
As ideias de juntar e acrescentar.
Representação da adição.
Estratégias de adição.
Situações-problema envolvendo adição.
As ideias de subtração: tirar e comparar.
Representação da subtração.
Estratégias da subtração.
Quanto a mais? Quanto a menos?
Situações-problema.
Os números até 69
4° BIMESTRE
Objetivos
Fazer comparação e medidas de comprimento (pequeno, médio, grande, mais alto, mais
baixo, da mesma altura, maior que, menor que, do mesmo tamanho, grosso, fino).
Estabelecer relações entre diferentes unidades de medida (comprimento, massa,
capacidade);
Escrever os numerais e utiliza-los em jogos, exercícios e na leitura dos números
envolvendo o cotidiano;
Usar da contagem oral dos números nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças
reconheçam sua necessidade;
Explicar e/ou representar a posição de pessoas e objetos, empregando vocabulário
pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças
considerarem necessária essa ação.
Registrar e justificar suas produções em situações-problemas e em jogos;
Recitar oralmente a sequência numérica até 99;
Identificar a dezena como um conjunto de 10 unidades;
Comparar número e quantidade;
Conteúdos
Medidas e instrumentos de medidas
Medida de comprimento
Medida de massa
Medida de capacidade
Medida de tempo
As dezenas inteiras
Os números até 99
CIÊNCIAS – 1° ANO
1° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Organizar e promover a higiene física, ambiental e alimentar;
· Estabelecer relação entre a falta de higiene pessoal e ambiental com a aquisição de doenças;
· Estabelecer relação com a saúde do corpo e a existência de defesas naturais por meio da vacinação;
· · Compreender a causa das verminoses e os cuidados para sua prevenção;
· Identificar a cárie como fator de descuido com os dentes e os hábitos para preveni-la;
CONTEÚDOS
Corpo Humano;
Alimentação.
Higiene
2° BIMESTRE
OBJETIVOS· Reconhecer a necessidade do uso racional da água;
· Relacionar os vários usos da água pelo ser humano;
· Reconhecer que há água doce e salgada no planeta terra;
· Reconhecer a importância da água para os seres vivos;
· Distinguir os estados físicos da água;
· Relacionar cuidados que devemos ter com os ambientes;
CONTEÚDOS
· Água
· Meio Ambiente
3º BIMESTRE
OBJETIVOS· Identificar e nomear as partes de uma planta;
· Compreender que as plantas são seres vivos;
· Observar a variedade de plantas;
· Compreender que as plantas estão presentes no dia-a-dia dos seres humanos;
· CONTEÚDOS
· Plantas;
4º BIMESTRE
OBJETIVOS·Formular perguntas e suposições sobre o assunto em estudo;
· Estabelecer relação entre características e diferenças entre animais
· Reconhecer animais observando características como: número
de patas, cobertura do corpo, forma de locomoção, alimentação e hábitos;
· · Comparar animais relacionando semelhanças e diferenças.
· Perceber que os animais precisam se alimentar e respirar para sobreviver;
CONTEÚDOS
· Animais.
HISTÓRIA -1º ANO
1° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Identificar suas características físicas;
· Respeitar as diferenças e as preferências pessoais;
· Perceber que tem uma história de vida ao recordar momentos de sua infância;
· Organizar os fatos da história da vida, noções de antes e depois;
· · Valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes.
CONTEÚDOS
· Identidade;
História pessoal
· Datas comemorativas;
2º BIMESTRE
OBJETIVOS· Reconhecer diferentes formações familiares na atualidade e compará-las com as do passado (número de pessoas);
· · Compreender maneiras de marcar a passagem do tempo.
· Analisar e relatar o período de tempo gasto em três situações: dia, semana, mês;
· · Reconhecer a importância do calendário para o dia a dia;
· · Identificar vários tipos de relógios;
· Realizar leitura de horas;
· Registrar horários de atividades cotidianas, noções de antes e depois.
CONTEÚDOS
· Minha Família.
· · Passagem do tempo; ontem, hoje e amanhã
· Relógio Cronológico
· Datas comemorativas.
3° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Identificar a moradia como uma das necessidades básicas do ser humano;
· Conhecer diferentes tipos de moradias;
· Construir um gráfico com as moradias dos alunos;
· Identificar as divisões de uma casa;
·
CONTEÚDOS
· Nossa casa nosso lar
· O lugar onde vivemos (vizinhos, rua, bairro...)
· Datas Comemorativas.
4° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Identificar brincadeiras atuais e de outras épocas;
· Identificar palavras que indicam passagem do tempo;
·
CONTEÚDOS
· Brinquedos e Brincadeiras do passado e do presente
· Datas Comemorativas
GEOGRAFIA – 1° ANO
1° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Analisar o espaço por meio da representação do caminho de casa para a
escola, identificando alguns pontos de referência;
· Identificar algumas atitudes para manter o bom aspecto e conservação da
escola;
· Reconhecer a escola onde estuda e seu espaço;
· Identificar as pessoas que trabalham na escola e que funções desempenham;
· CONTEÚDOS
· Escola; Localização
· Sala de aula
· Lugar.
2º BIMESTRE
OBJETIVOS
· Reconhecer os espaços onde se vive e percebe-se como parte dele, compreendendo que o espaço determina aspectos importantes na vida.
· Compreender habilidades relacionadas à lateralidade: direita, esquerda, atrás, na frente;
· Localizar objetos no espaço através de pontos de referência;
· Localizar a sua casa ou escola através de pontos de referencia;
· CONTEÚDOS
· Morada ;
· Localização
3° BIMESTRE
OBJETIVOS· Respeitar e valorizar a diversidade cultural, bem como as ideias contrárias as suas;;
· Caracterizar a paisagem da cidade, os elementos da paisagem urbana, suas mudanças e organização ao longo do tempo e suas atividades;
· Desenvolver noções de lateralidade, orientação e localização espacial;
· Conhecer as diferentes atividades econômicas e seus setores e a relação de interdependência entre cidade e campo;
CONTEÚDOS
· Cultura folclórica.
· Modificação do ambiente: espaço rural/ espaço urbano;
4° BIMESTRE
OBJETIVOS
· Descrever as principais características da rua onde mora, comparando-as com as de outras ruas;
· Reconhecer no espaço das ruas, referenciais espaciais de localização, orientação e distância, favorecendo o deslocamento com autonomia e a representação do lugar que está sendo analisado;
· Observar e descrever os elementos que compõem a rua;
· Caracterizar as quatro estações do ano;
· Identificar no calendário o início e o término de cada uma das estações do ano;
· Relacionar a vida na Terra com os astros: a importância do Sol e da Lua para as estações do ano.
CONTEÚDOS
· Rua;
· Estações do ano.
ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO
1º BIMESTRE
OBJETIVOS:
· Perceber que há uma série de atitudes, diálogos ou interações que podem
ajudar-nos a melhorar nossa qualidade de vida e a dos outros.
·· Entender as diferentes formas de partilhar a vida com os outros,
percebendo que essa atitude gera alegria.
· Descobrir como podemos ser útil às pessoas do nosso convívio alegrando-se
mutuamente.
CONTEÚDOS
· Convivência na escola
·
2º BIMESTRE
OBJETIVOS:
· Conscientizar-se da grande capacidade de perceber o mundo, valorizando as vivências que ele propicia.
· Reconhecer que a família nos ajuda a crescer e que devemos colaborar com ela.
· Compreender que a convivência em família ajuda a desenvolver as capacidades de sentir, amar, escolher e falar.
· · Reconhecer que pelas mãos somos capazes de transmitir e receber carinho.
· Reconhecer que a capacidade de saborear as coisas boas da vida pode ser motivo de muitas alegrias.
Perceber que existem pessoas que não têm o mínimo necessário para viver, desenvolvendo assim atitudes de solidariedade.
CONTEÚDOS
· Convivência familiar
·
3º BIMESTRE
OBJETIVOS
· Refletir sobre a inteligência, a liberdade e as capacidades de sentir, amar e falar como características próprias do ser humano e que o distinguem dos outros seres do universo.
· Entender como as emoções podem influenciar a nossa vida, sabendo
identificá-las para lidar com elas e ser feliz.
· Respeitar os sentimentos dos outros e solidarizar-se com eles.
· CONTEÚDOS
· Convivência com a comunidade;
·
4º BIMESTRE
OBJETIVO· Reconhecer o valor da amizade, identificando gestos e atitudes que a favoreçam.
· Perceber que a convivência harmoniosa com as pessoas que nos rodeiam traz alegrias e nos faz feliz.
· Identificar a escola como um lugar especial para cultivar amizades, a liberdade e o amor.
· Entender que a escola é um espaço equipado para aprender.
CONTEÚDOS
· · Amizade
EDUCAÇÃO FÍSICA -1º ANO
1º BIMESTRE
OBJETIVOS
• participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais;
CONTEÚDOS
• participação em diversos jogos e lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas;
• explicação e demonstração de brincadeiras aprendidas em contextos extra escolares;
• participação e apreciação de brincadeiras ensinadas pelos colegas;
• resolução de situações de conflito por meio do diálogo, com a ajuda do professor;
• discussão das regras dos jogos;
• participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais;
CONTEÚDOS
• participação em diversos jogos e lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas;
• explicação e demonstração de brincadeiras aprendidas em contextos extra escolares;
• participação e apreciação de brincadeiras ensinadas pelos colegas;
• resolução de situações de conflito por meio do diálogo, com a ajuda do professor;
• discussão das regras dos jogos;
2º BIMESTRE
OBJETIVOS
• conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais (qualitativas e quantitativas);
CONTEÚDOS
• utilização de habilidades em situações de jogo e luta, tendo como referência de avaliação o esforço pessoal;
• resolução de problemas corporais individualmente;
• avaliação do próprio desempenho e estabelecimento de metas com o auxílio do professor;
• participação em brincadeiras cantadas;
• criação de brincadeiras cantadas;
• conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais (qualitativas e quantitativas);
CONTEÚDOS
• utilização de habilidades em situações de jogo e luta, tendo como referência de avaliação o esforço pessoal;
• resolução de problemas corporais individualmente;
• avaliação do próprio desempenho e estabelecimento de metas com o auxílio do professor;
• participação em brincadeiras cantadas;
• criação de brincadeiras cantadas;
3º BIMESTRE
OBJETIVOS
• conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano;
CONTEÚDOS
• criação de brincadeiras cantadas;
• acompanhamento de uma dada estrutura rítmica com diferentes partes do corpo;
• apreciação e valorização de danças pertencentes à localidade;
• participação em danças simples ou adaptadas, pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo que estejam presentes no cotidiano;
• participação em atividades rítmicas e expressivas;
• conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano;
CONTEÚDOS
• criação de brincadeiras cantadas;
• acompanhamento de uma dada estrutura rítmica com diferentes partes do corpo;
• apreciação e valorização de danças pertencentes à localidade;
• participação em danças simples ou adaptadas, pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo que estejam presentes no cotidiano;
• participação em atividades rítmicas e expressivas;
4º BIMESTRE
OBJETIVOS
• organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.
CONTEÚDOS
• utilização e recriação de circuitos;
• utilização de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, etc.) durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• desenvolvimento das capacidades físicas durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• diferenciação das situações de esforço e repouso;
• reconhecimento de algumas das alterações provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos, mediante a percepção do próprio corpo.
• organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.
CONTEÚDOS
• utilização e recriação de circuitos;
• utilização de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, etc.) durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• desenvolvimento das capacidades físicas durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• diferenciação das situações de esforço e repouso;
• reconhecimento de algumas das alterações provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos, mediante a percepção do próprio corpo.
ARTE - 1º ANO
1º BIMESTRE
OBJETIVOS
• expressar e saber comunicar-se em artes mantendo
uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a
imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir
produções artísticas;
• interagir com materiais, instrumentos e
procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro),
experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
CONTEÚDOS
• Desenho, pintura, colagem,
escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em
quadrinhos, produções informatizadas.
• Criação e construção de formas
plásticas e visuais em espaços diversos
(bidimensional e tridimensional).
• Observação e análise das formas que produz e do
processo pessoal nas suas correlações com as
produções dos colegas.
2º BIMESTRE
OBJETIVOS
• edificar uma relação de autoconfiança com a
produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria
produção e a dos colegas,
no percurso de criação que abriga uma
multiplicidade de procedimentos e soluções;
• compreender e saber identificar a arte como fato
histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e
podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do
patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de
diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
CONTEÚDOS
• Reconhecimento e desenvolvimento da expressão em dança.
• Experimentação na movimentação considerando as
mudanças de velocidade, de tempo, de ritmo e o desenho do corpo no espaço.
• Observação e experimentação das relações entre
peso corporal e equilíbrio.
• Reconhecimento dos apoios do corpo explorando-os
nos planos (os próximos ao piso até a posição de pé).
• Seleção e organização de movimentos para a
criação de pequenas coreografias
3ºBIMESTRE
OBJETIVOS
• observar as relações entre o homem e a realidade
com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e
apreciando arte de modo sensível;
• compreender e saber identificar aspectos da
função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria
experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
CONTEÚDOS
• Valorização das diferentes formas de manifestações artísticas como meio de
acesso e compreensão das diversas culturas.
• Identificação e valorização da arte local e nacional.
• Atenção, valorização e respeito em relação a obras e monumentos do patrimônio cultural.
• Reconhecimento da importância de frequentar instituições culturais onde obras artísticas estejam presentes.
• Autonomia na manifestação pessoal para fazer e apreciar a arte.
• Identificação e valorização da arte local e nacional.
• Atenção, valorização e respeito em relação a obras e monumentos do patrimônio cultural.
• Reconhecimento da importância de frequentar instituições culturais onde obras artísticas estejam presentes.
• Autonomia na manifestação pessoal para fazer e apreciar a arte.
4ºBIMESTRE
• buscar e saber organizar informações sobre a arte
em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela
(livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos,
cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura,
bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo
a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na
história das diferentes culturas e etnias.
CONTEÚDOS
• Participação e desenvolvimento nos jogos de
atenção, observação, improvisação, etc.
• Reconhecimento e utilização dos elementos da
linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática.
• Experimentação e articulação entre as expressões
corporal, plástica e sonora.
• Experimentação na improvisação a partir de
estímulos diversos (temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, etc.,
objetos, máscaras, situações físicas, imagens e sons).
Nenhum comentário:
Postar um comentário