OBJETIVOS
•
reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as
diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela
ação de sua coletividade, de seu grupo social;
•
conhecer e comparar a presença da natureza, expressa na paisagem local, com as
manifestações da natureza presentes em outras paisagens;
•
reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se
apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas
relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no
lazer;
•
conhecer e começar a utilizar fontes de informação escritas e imagéticas utilizando,
para tanto, alguns procedimentos básicos;
•
saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem,
sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral;
•
reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação
e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde
vivem e se relacionam;
•
reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em
que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na
preservação e na manutenção da natureza.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS
•
observação e descrição de diferentes formas pelas quais a natureza se apresenta
na paisagem local: nas construções e moradias, na distribuição da população, na
organização dos bairros, nos modos de vida, nas formas de lazer, nas artes
plásticas;
•
identificação de motivos e técnicas pelos quais sua coletividade e a sociedade
de forma geral transforma a natureza: por meio do trabalho, da tecnologia, da
cultura e da política, no passado e no presente;
•
caracterização da paisagem local: suas origens e organização, as manifestações
da natureza em seus aspectos biofísicos, as transformações sofridas ao longo do
tempo;
•
conhecimento das relações entre as pessoas e o lugar: as condições de vida, as
histórias, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem;
•
identificação da situação ambiental da sua localidade: proteção e preservação
do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde;
•
produção de mapas ou roteiros simples considerando características da linguagem
cartográfica como as relações de distância e direção e o sistema de cores e
legendas;
•
leitura inicial de mapas políticos, atlas e globo terrestre;
•
valorização de formas não predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos
naturais;
• organização, com auxílio do professor, de suas pesquisas e das
conquistas de seus conhecimentos em obras individuais ou coletivas: textos,
exposições, desenhos, dramatizações, entre outras.
Fonte: PCNs
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