Um trabalho tem sentido para uma pessoa
quando ela o
acha importante, útil e legítimo.
Edgar Morin
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO
OBJETIVOS
• Integrar uma comunidade de
leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às
diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os
interlocutores;
• Ler diferentes textos,
adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características
dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos
selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas,
intenções e interlocutores.
• Participar de situações de
intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder
perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o
assunto tratado;
• Apreciar textos literários;
• Recontar historias conhecidas,
recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
• Ler com ajuda do professor,
diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos
de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema
do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de
escrita;
• Ler, por si mesmo, textos
conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras
de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas,
manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
• Reescrever, de próprio punho –
histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e
algumas características da linguagem escrita;
• Produzir textos de autoria de
próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
• Revisar textos coletivamente
com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
CONTEÚDOS
Linguagem oral • Leitura de
imagens,
• Recontar histórias de
diferentes gêneros textuais,
• Roda de conversa,
• Declamar poesias,
• Apresentações a partir de um
roteiro, participações em debates,
• Relatar experiências vividas,
• Formular perguntar pertinentes
ao assunto, expor um assunto pesquisado,
• Entrevistar, dramatizar histórias
e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
• Falar trava-línguas,
• Defender suas ideias com
argumentação
Prática de leitura • Leitura
compartilhada diária,
• Roda de leitores,
• Leitura feita pelos alunos de
diferentes gêneros textuais,
• Ler para divertir, informar,
estudar e pesquisar,
• Ler em voz alta com fluência,
entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia
comunicativa,
• Inferir sentido a uma palavra
no seu contexto,
• Identificar afirmações explicitas
e implícitas no texto,
• Identificar começo, meio e fim
de uma historia lida e/ou ouvida.
• Identificar e descrever
personagens,
• Distinguir fala do narrador dos
outros personagens,
• Antecipar o conteúdo da leitura
de um texto,
• Atender informações explicitas
de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
• Consulta ao dicionário.
Prática Escrita e produção de
texto • Empregar letra maiúscula corretamente,
• Escrever textos considerando o
leitor e os gêneros textuais,
• Utilização correta da
pontuação,
• Grafia correta das palavras,
• Segmentação correta de frases e
textos,
• Escrita de textos observando os
aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
• Produzir texto e revisá-lo.
• Produção de texto: conto
• Leitura, produção e
interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – gn, pc, PC,, pn,
ps, pt, tm.
- Acentuação Palavras oxítonas,
paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão silábica dos dígrafos
- Gramática
- Fonema e letra
- Encontro vocálico
- Dígrafo
- Silaba tônica
• Textos Lúdicos ou Reflexivos:
trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
• Leitura, produção e
interpretação
• Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia:palavras com som de
x
• Gramática: substantivo e
preposição,
- Revisão das acentuações
• Textos narrativos, histórias em
quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e
interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: letras com c e s
com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
• Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto
e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e
interrogativo
- Adjetivo e locução adjetiva
• Textos informativos e
expositivos
- Leitura, produção e
interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: palavras com sc,
sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
• Gramática
• Verbo- conjugação, pessoa e
número e tempos verbais
• Numeral
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
5º ANO
OBJETIVOS
• Compreender que os
conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos
matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua
própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos
e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre
eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às
medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações-problema, a
partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo
procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses,
fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com
outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente
apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso
da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações
entre elas.
• Sentir-se seguro para construir
conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de
forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando
seus modos de pensar e aprender com eles.
• Ler, escrever, comparar e
ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
• Contar em escalas ascendentes e
descendentes a partir de qualquer número dado.
CONTEÚDOS
Operações com números
• Interpretação, formulação e
resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,
• Campo aditivo e multiplicativo,
• Compor e decompor números,
• Reconhecer ordens e classes,
• Citar o antecessor e sucessor
dos números,
• Sistema monetário,
• Expressões numéricas,
• Cálculo mental,
• Múltiplos e divisores de
números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
• Resolução de situações-problema
envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem
Espaço e forma
• Compor de decompor figuras
geométricas planas,
• Reconhecer poliedros, inferir
diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos
redondos,
• Associar sólidos ao seu molde.
• Interpretar espaços a partir da
leitura de registros (mapas, etc).
Grandezas e medidas
• Estudo das medidas de
comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,
• Criar e resolver situações que
envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
Tratamento da informação
Construir e interpretar tabelas e gráficos.
• Números
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Algarismos romanos
- Números – ordens e classes
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e
com reserva
• Grandezas e medidas: medidas de
tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano,
biênio, século, milênio) e situações problemas
• Espaços e formas: figuras
planas e não-planas
• Adição e subtração com reserva
- Multiplicação com até 3
algarismos
- Situações problemas com as
operações de: adição, subtração e multiplicação.
• Grandezas e medidas: medidas e
Sistema monetário – em situações problemas
• Espaços e formas: paralelepípedo
• Tratamento de informação:
Noções de gráficos
- Adição, subtração e
multiplicação
- Divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as
quatro operações
• Fração : Escrita, relação com
frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
• Grandezas e medidas: perímetros
• Tratamento de informação:
construção de tabelas e gráficos
• Espaços e formas: Ângulos
- Multiplicação e divisão com 3
algarismos
- Situações problemas com as
quatro operações
• Fração : Escrita, relação com
frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
• Grandezas e medidas: áreas de
figuras planas
• Tratamento de informação:
construção de tabelas e gráficos
• Espaços e formas: polígonos
DISCIPLINA: CIÊNCIAS 5º ANO
OBJETIVOS
• Identificar e compreender as
relações entre solo, água e os seres vivos,
• Compreender o corpo humano como
um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do
individuo,
• Considerar o alimento como
fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,
• Caracterizar os aparelhos
existentes no nosso corpo.
• Compreender a natureza como um
todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações
do mundo em que vive;
• Formular questões, diagnosticar
e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências
Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes
desenvolvidos no aprendizado escolar;
• Saber combinar leituras,
observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização,
comunicação e discussão de fatos e informações;
CONTEÚDOS
Ambiente • Relação entre os seres
vivos e o ambiente,
• Características da água, do ar
e da atmosfera.
Ser humano e saúde • Compreender
as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e
prevenção contra doenças,
• Estudar o corpo humano com seus
sistemas e funções.
Recursos Tecnológicos •
Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando
diferentes opiniões,
• Doenças de veiculação hídrica
• Meios de proliferação e
transmissão de doenças
• Investigando a matéria
- Estados físicos
- Propriedades e transformações
da matéria
• A água na terra
- Preservando a água no nosso
planeta
- Estados físicos
- O ciclo da água
- A água e as misturas
• O ar e a atmosfera
• O alimento e os seres vivos
- Cadeias alimentares
- As relações ecológicas
- Os ecossistemas
• Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons alimentares
- A digestão dos alimentos
• Atividades do corpo humano
- Atividades de: respiração,
circulação e excreção
• A tecnologia e os alimentos
- Conservação e industrialização
dos alimentos
- Movimentos do corpo humano:
ossos, músculos e movimentos
DISCIPLINA: HISTÓRIA
5º ANO
OBJETIVOS
•
Entender sua identidade e origem na história;
•
Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;
•
Conhecer a os fatos históricos do estado
•
Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade
Escolar;
•
Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;
•
Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
•
Registrar informações pessoais;
•
Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas
CONTEÚDOS
História
das organizações populacionais • Origem do Estado.
•
Populações locais (indígenas)
•
Organização do espaço,
•
Os indígenas na região,
•
Colonização da região.
Organização
e lutas de Grupos Sociais e Étnicos.
•
Movimentos que aconteceram na região,
•
Imposições culturais e religiosas na região,
•
Manifestações Culturais.
Organizações
Políticas e Administrativas • Ocupação do espaço da região,
•
Confederação dos Índios Cariris,
•
Revoltas pela Independência
•
Abolição dos escravos Brasil e região,
•
Governos do estado da região,
•
Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
•
Os povos indígenas do Brasil
•
Descobrimento
•
Os povos africanos
•
Origem da região: população e colonização
•
Organização do espaço da região
•
Movimentos que aconteceram na região;
•
Imposições culturais e religiosas na região,
•
Manifestações Culturais
•
Movimentos que aconteceram na região,
•
Imposições culturais e religiosas na região,
•
Manifestações Culturais
•
Abolição dos escravos Brasil e região,
•
Governos do estado da região,
•
Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
Observação:
Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
5º ANO
OBJETIVOS
•
Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de
modificá-lo;
•
Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e
transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
•
Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive
isolado e que é parte integrante de uma sociedade;
•
Conhecer o Estado – lugares e sociedade;
•
Identificar os limites e governo do Estado;
•
Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;
CONTEÚDOS
Paisagens
urbanas e rurais • A construção do espaço do RN
Espaço
geográfico do RN • Natureza, economia do RN
Cartografia
• Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.
•
A Terra ( livro)
-
Conhecendo o nosso planeta
-
A forma e os movimentos
-
Oceanos e continentes
•
A representação da Terra
-
Mapas
-
A representação do espaço no papel
•
A localização no planeta Terra
-
Paralelos e meridianos
-
Os lugares e a sua localização
•
A geografia e o Rio Grande do Norte
-
O RN e a região nordeste
-
O RN na América do sul e no mundo
•
A construção do espaço do RN
-
As nações indígenas
-
Ocupação e colonização do espaço do RN
•
O RN: natureza e economia
DISCIPLINA: ARTES 5º
ANO
OBJETIVO
•
expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal
e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade
e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
• interagir
com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais,
Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los
nos trabalhos pessoais;
•
edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e
conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no
percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
•
compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas
diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções
presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo
natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e
estéticos;
•
observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade,
exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo
sensível;
•
compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho
do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do
processo percorrido pelo artista;
•
buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas,
documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas,
jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes) e acervos
públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas,
videotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos
artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas
e etnias.
CONTEÚDOS
• As artes visuais no fazer dos alunos:
desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas.
•
Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual representando,
expressando e comunicando por imagens: desenho, pintura, gravura, modelagem,
escultura, colagem, construção, fotografia, cinema, vídeo, televisão,
informática, eletrografia.
•
Contato e reconhecimento das propriedades expressivas e construtivas dos
materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas na produção de
formas visuais.
•
Experimentação, utilização e pesquisa de materiais e técnicas artísticas
(pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argila, goivas) e outros meios
(máquinas fotográficas, vídeos, aparelhos de computação e de reprografia).
•
Reconhecimento e desenvolvimento da expressão em dança.
•
Observação e experimentação das relações entre peso corporal e equilíbrio.
•
Reconhecimento dos apoios do corpo explorando-os nos planos (os próximos ao
piso até a posição de pé).
•
Improvisação na dança, inventando, registrando e repetindo sequências de
movimentos criados.
•
Seleção dos gestos e movimentos observados em dança, imitando, recriando,
mantendo suas características individuais.
•
Seleção e organização de movimentos para a criação de pequenas coreografias.
O teatro
como produção coletiva, reconhecimento
e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral.
•
Reconhecimento e exploração do espaço de encenação com os outros participantes
do jogo teatral.
• Interação ator-espectador na
criação dramatizada.
•
Observação, apreciação e análise dos trabalhos em teatro realizados
pelos
outros grupos.
•
Compreensão dos significados expressivos corporais, textuais, visuais,
sonoros
da criação teatral.
•
Criação de textos e encenação com o grupo
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 5º ANO
OBJETIVOS
•
participar de atividades corporais, reconhecendo e respeitando algumas de suas
características físicas e de desempenho motor, bem como as de seus colegas, sem
discriminar por características pessoais, físicas, sexuais
ou
sociais;
•
adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações
lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta;
•
conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder
controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las
como recurso para manutenção de sua própria saúde;
•
conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes
manifestações da cultura corporal, adotando uma postura não-preconceituosa ou
discriminatória por razões sociais, sexuais ou culturais;
•
organizar jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais, valorizando- as
como recurso para usufruto do tempo disponível;
•
analisar alguns dos padrões de estética, beleza e saúde presentes no cotidiano,
buscando compreender sua inserção no contexto em que são produzidos e
criticando aqueles que incentivam o consumismo.
CONTEÚDOS
•
participação em atividades competitivas, respeitando as regras e não
discriminando os colegas, suportando pequenas frustrações, evitando atitudes
violentas;
•
observação e análise do desempenho dos colegas, de esportistas, de crianças
mais velhas ou mais novas;
•
expressão de opiniões pessoais quanto a atitudes e estratégias a serem
utilizadas em situações de jogos, esportes e lutas;
•
apreciação de esportes e lutas considerando alguns aspectos técnicos, táticos e
estéticos;
• reflexão
e avaliação de seu próprio desempenho e dos demais, tendo como referência o
esforço em si, prescindindo, em alguns casos, do auxílio do professor;
•
resolução de problemas corporais individualmente e em grupos;
•
participação na execução e criação de coreografias simples;
•
participação em danças pertencentes a manifestações culturais da coletividade
ou de outras localidades, que estejam presentes no cotidiano;
•
apreciação e valorização de danças pertencentes à localidade;
•
valorização das danças como expressões da cultura, sem discriminações por
razões culturais, sociais ou de gênero;
•
acompanhamento de uma dada estrutura rítmica com diferentes partes do corpo, em
coordenação;
•
participação em atividades rítmicas e expressivas;
•
análise de alguns movimentos e posturas do cotidiano a partir de elementos
socioculturais e biomecânicos;
•
percepção do próprio corpo e busca de posturas e movimentos não prejudiciais
nas situações do cotidiano;
•
utilização de habilidades motoras nas lutas, jogos e danças;
•
desenvolvimento de capacidades físicas dentro de lutas, jogos e danças,
percebendo limites e possibilidades;
•
diferenciação de situações de esforço aeróbico, anaeróbico e repouso;
•
reconhecimento de alterações corporais, mediante a percepção do próprio corpo,
provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço,
elevação de batimentos cardíacos, efetuando um controle dessas sensações de
forma autônoma e com o auxílio do professor.
DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO 5º ANO
OBJETIVOS
• Buscar a justiça no enfrentamento das situações de
conflito, espera-se
que o aluno seja capaz de acatar, dentre as possíveis soluções para os
conflitos e disputas que vivencia, a mais justa do ponto de vista ético, como
critério de decisão — ainda que mediante a intervenção do professor;
• compreender o conceito de justiça baseado na
equidade e sensibilizar-se pela necessidade da construção de uma sociedade
justa;
•
assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes
pontos de vista e aspectos de cada situação.
CONTEUDOS
Justiça
• o
reconhecimento de situações em que a equidade represente justiça (como, por
exemplo, algumas regras diferenciadas para as crianças menores, das séries
iniciais, em função de sua idade, altura, capacidades, etc.);
• o
reconhecimento de situações em que a igualdade represente justiça (como, por
exemplo, as regras de funcionamento da classe, o cumprimento de horários);
• a
identificação de situações em que a injustiça se faz presente; repúdio à injustiça;
• o
conhecimento da importância e da função da Constituição brasileira;
• a
compreensão da necessidade de leis que definem direitos e deveres;
• o
conhecimento e compreensão da necessidade das normas escolares que definem
deveres e direitos dos agentes da instituição;
• o
conhecimento dos próprios direitos de aluno e os respectivos deveres;
• a
identificação de formas de ação diante de situações em que os direitos do aluno
não estiverem sendo respeitados;
• a
atitude de justiça para com todas as pessoas e respeito aos seus legítimos
direitos.
METODOLOGIA
As
metodologia abaixo mencionados serão utilizados de acordo com as necessidades
de cada disciplina a ser estudada
Reescrita;
Produção de
texto;
Estudos orais
e escritos de compreensão e interpretação de texto;
Trabalhos
individuais e em grupo;
Pesquisas;
Dramatizações;
Criação de
jogos;
Brincadeiras;
Conversas
dirigidas;
Utilização de
material concreto;
Relatos e
registros;
Organização de
painéis;
Vídeos e
músicas, entrevistas;
Desenhos,
recortes, pinturas e colagens;
Utilização de
mapas e do globo.
AVALIAÇÃO
A
avaliação sendo um elemento de integração entre ensino e aprendizagem, não deve
ser vista como momento final desse processo, ela se inicia quando os alunos
põem em jogo seus conhecimentos prévios e continua a se evidenciar durante toda
a sua vida escolar e em seu cotidiano, sendo assim, diagnóstica, somativa e
contínua.
Os
critérios para a avaliação abaixo mencionados serão utilizados de acordo com as
necessidades de cada disciplina a ser estudada
Resolução de
exercícios;
Trabalhos em
grupos e individuais;
Participação,
colaboração e interesse;
Elaboração de
jogos, cartazes, apresentações;
Atividades
desenvolvidas na sala de aula;
Pesquisas;
Respeito com
os colegas, professores e funcionários;
Capricho,
ordem e cuidado com os material e o ambiente escolar;
Cooperação
individual do aluno em relação ao grupo;
Serão
realizadas atividades de recuperação paralela nos conteúdos em que os alunos
encontrarem dificuldades
Nenhum comentário:
Postar um comentário