1. Identificação do Proponente (Dados da Escola)
|
|
1.1. Nome da Escola:
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR
BEVENUTO FILHO
|
1.2.
Data da Fundação:
02/02/1960
|
1.3.
CNPJ/MF:
01.898.678/0001-04
|
1.4.
Endereço Completo:
RUA WILLIAM CÂMARA DE
BRITO
|
1.5.
Distrito/Comunidade/Bairro:
SANTO ANTÔNIO DO POTENGI
|
1.6.
CEP:
59290-000
|
1.7.
Município:
SÃO GONÇALO DO AMARANTE
|
1.8. Localidade:( ) Rural ( X ) Urbano ( ) Periurbano
|
1.9.
Telefone:
(84) 3278-6630
|
2. Formulário de Dados Gerais
Sobre o PIP
|
||
2.1. Público alvo do projeto:
1
|
||
2.2. Período de Execução do Projeto:
|
||
Data de início : FEV 2016
|
Data do fim: DEZ 2016
|
|
2.3. Porte da Escola:
4
|
2.4. Previsão de número de
alunos: 90
|
2.5. Nome do Coordenador(a) do Projeto:
VERÔNICA MARIA OLIVEIRA DE
SOUZA
|
2.6.1. Previsão de número de turmas:
4
|
||
2.6.2. Código Inep das Turmas:
4ºA, 4ºB, 5ºA, 5ºB
|
||
2.7.
Título (Nome dado ao projeto):
LEITURA
E LETRAMENTO: CAMINHO INOVADOR DE DESCOBERTA
|
2.8.
CPF do Coordenador(a) do Projeto:
655.776.204-49
|
|
2.9.Problema:
(
) Baixo Desempenho
Evasão/Abandono
( ) ( X ) Reprovação
( ) Indisciplina
(
X ) Desmotivação/Desinteresse ( ) Infrequência/Falta as Aulas
( ) Outros
|
||
2.10. Causa do Problema:
No ano letivo de 2014, a taxa de reprovação das
turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental desta Instituição de Ensino,
apresentou um índice de 25,3%, o que resultou em um alto índice de distorção
Idade-série no ano letivo de 2015, chegando a 32,1% nas referidas turmas. A
análise dos dados citados, apontou que as causas do problema que provocou
esses altos índices foram: as dificuldades em leitura e escrita apresentadas
pelos alunos das respectivas turmas; o trabalhado dos conteúdos de forma
fragmentada; as metodologias inadequadas e a falta de inovação pedagógica.
|
||
2.11. Solução do Problema:
Sabemos que o problema da falta de compreensão da
leitura e da escrita leva a uma consequentemente incompreensão dos enunciados
e conceitos em todas as disciplinas do currículo escolar. A aquisição do
conhecimento sem o domínio da leitura e da escrita é uma tarefa praticamente
impossível, tendo em vista que por meio dessas atividades o aluno tem acesso
a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de
informações. Na Escola Estadual Professor Bevenuto Filho este problema vem
elevando os índices de reprovação e distorção idade/série dos alunos do 4º e
5º ano da escola, chegando no ano letivo de 2014, a taxa de reprovação a
25,3%, o que resultou em um alto índice de distorção Idade/série no ano
letivo de 2015 que atingiu 32,1% nas referidas turmas. Fazendo uma análise
dos dados citados, constatamos que os fatores que contribuíram para
justificar esses altos índices foram: as dificuldades em leitura e escrita
apresentadas pelos alunos das respectivas turmas; o trabalhado dos conteúdos
de forma fragmentada; as metodologias inadequadas e a falta de inovação
pedagógica. Visando superar estas dificuldades foi elaborado este projeto com
o objetivo de atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes durante
o ano letivo de 2016. O nosso grande desafio é formar leitores críticos e
reflexivos para a escola e para a vida, através de um currículo integrado e
de uma metodologia inovadora fazendo uso das novas tecnologias, e assim
diminuir o índice de reprovação e de distorção idade/série das turmas em
questão. O
|
||
2.12. Justificativa: (Destacar o
caráter de inovação do Projeto e situa-lo frente a problemática. Deve
explicar também a importância do PIP para a escola no contexto das
aprendizagns e do desenvolvimento integral dos estudantes, e quais
dificuldades se propõem trabalhar.)
Sabemos que o problema da falta de compreensão da
leitura e da escrita leva a uma consequentemente incompreensão dos enunciados
e conceitos em todas as disciplinas do currículo escolar. A aquisição do
conhecimento sem o domínio da leitura e da escrita é uma tarefa praticamente
impossível, tendo em vista que por meio dessas atividades o aluno tem acesso
a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de
informações. Na Escola Estadual Professor Bevenuto Filho este problema vem
elevando os índices de reprovação e distorção idade/série dos alunos do 4º e
5º ano da escola, chegando no ano letivo de 2014, a taxa de reprovação a
25,3%, o que resultou em um alto índice de distorção Idade/série no ano
letivo de 2015 que atingiu 32,1% nas referidas turmas. Fazendo uma análise
dos dados citados, constatamos que os fatores que contribuíram para
justificar esses altos índices foram: as dificuldades em leitura e escrita
apresentadas pelos alunos das respectivas turmas; o trabalhado dos conteúdos
de forma fragmentada; as metodologias inadequadas e a falta de inovação
pedagógica. Visando superar estas dificuldades foi elaborado este projeto com
o objetivo de atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes durante
o ano letivo de 2016. O nosso grande desafio é formar leitores críticos e reflexivos
para a escola e para a vida, através de um currículo integrado e de uma
metodologia inovadora fazendo uso das novas tecnologias, e assim diminuir o
índice de reprovação e de distorção idade/série das turmas em questão. O
Projeto prevê o uso de metodologias inovadoras como: utilização de tablets
para leitura de livros infantis digitais, produção de texto para serem
postados no blog da escola, e elaboração de histórias por meio de softwares
educativos; além da produção de uma rádio escolar, na qual os alunos
produzirão a pauta da programação e executarão a apresentação; e produção de
vídeos sobre as temáticas em estudo; entre outras. Para execução do mesmo
contamos com o apoio financeiro do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP), que
trata-se de uma linha de financiamento que oferecerá apoio financeiro à
construção de Projetos Inovadores, concebidos a partir da reflexão sobre uma
problemática identificada na realidade escolar que possa estar vinculada ao
currículo e aos campos de desenvolvimento. O PIP oportunizará os educadores e
equipe pedagógica da escola desenvolver um projeto pedagógico baseado numa
perspectiva inovadora, a partir da nossa real necessidade, com o intuito de
ajudar a minimizar os problemas de aprendizagens enfrentados pela escola, além
de possibilitar a melhoria e fortalecimento da participação docente e
discente e a redução da reprovação escolar e a distorção idade/série nas
turmas contempladas pelo PIP.
|
2.13. Objetivos: Definir um objetivo geral e os
objetivos.
|
2.13.1. Objetivo geral
Criar
condições para atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes durante
o ano letivo de 2016, formando leitores críticos e reflexivos para a escola e
para a vida, através de um currículo integrado e de uma metodologia inovadora,
fazendo uso das novas tecnologias, e assim diminuir o índice de reprovação e
de distorção idade/série.
|
2.13.2. Objetivo específico
-
Envolver os alunos em um trabalho pedagógico que faça uso das novas
tecnologias da informação e comunicação enquanto ferramentas de construção do
conhecimento; - Desenvolver estratégias que sensibilize o aluno para a
importância da leitura e escrita no cotidiano; - Fomentar a prática da
leitura fora da sala de aula, pelo uso de diferentes meios como jornais,
revistas e títulos e autores; - Desenvolver habilidades de ler diferentes
gêneros textuais; - Expressar de diferentes formas, os conhecimentos
construídos com as práticas de leitura, como postagem de texto no blog, e
confecção de maquetes.
|
2.14. Pressupostos: (Expressar os pressupostos
teóricos que norteiam o projeto)
A necessidade de uma urgente inovação pedagógica
emerge da exigência social de um sistema educacional renovado, devido às
mudanças que vêm ocorrendo nos últimos tempos. Para Cunha (2008), a inovação
pedagógica requer uma ruptura necessária que permita reconfigurar o
conhecimento para além das regularidades propostas pela modernidade. Ainda
neste sentido, não apenas considera a inclusão de novidades e tecnologias,
mas também uma mudança na forma de entender o conhecimento. Para que se
aconteça a inovação pedagógica se faz necessário que o professor se abra a
inovação, segundo Cândido (2013) o professor inovador é o mediador do
processo da aprendizagem significativa, deve ser aquela que promove no aluno
o desejo de aprender, via estudo e pesquisa em meio real, trabalhando a
inter/transdisciplinaridade, de forma reflexiva, colaborativa e dialógica,
integrando diversidades em uma perspectiva cognitiva e que favoreça a
aquisição e
19) Não há como negar a importância da utilização de novas dinâmicas por parte de professores, como o uso de jornais e revistas como portadores de textos do ambiente discursivo midiático, para estimular atividades de leitura e/ou de produção de textos escolares, que aproximam gêneros textuais da esfera midiática tais como notícia, reportagem, artigos, crônicas, entrevistas, entre outros, do ambiente discursivo escolar, visto que ampliam a visão de mundo dos estudantes, acostumados na escola a associar o ato de ler apenas à leitura de textos do ambiente discursivo literário. Outra dinâmica interessante é a Radio Escolar com programas diversos e variados quadros, que podem esclarecer a comunidade escolar sobre questões de direito e de cidadania, sobre saúde e meio-ambiente, sobre profissões, curiosidades e transmitir comunicados da escola e da comunidade. É interessante também que os professores da escola vejam a rádio escolar como possibilidade de dar um tratamento diferenciado aos conteúdos de suas disciplinas, de preferência no âmbito tridimensional: conceitual, procedimental e atitudinal.( BALTAR, 2008) Podemos citar ainda, o uso de tablets para leitura e letramento, atividade que deixa o leitor diante de textos multimodais com palavras, imagens, cores, sons, movimentos e apelos sensoriais diversificados e muitas vezes inusitados que configuram os gêneros multimodais. O letramento digital é necessário para o exercício pleno da cidadania e, em sala de aula, como nova ferramenta para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. .O que se pretende com esse projeto é evidenciar a importância de valer-se das novas tecnologias para além de incluir o aluno nesse novo mundo, que é digital, também possibilitar que ele vá se apropriando da linguagem escrita de maneira rica e prazerosa. Rica em diversidade, contidas nos recursos tecnológicos existentes; e prazerosa, pois é através do lúdico que se aprende mais e com significado.
|
2.15. Metas: Explicitar os
produtos finais e resultados do desenvolvimento do PIP, em relação aos
objetivos. Diminuir o índice de reprovação das turmas do 4º e
5º ano do Ensino Fundamental de 25,3,% para 3%; Diminuir o índice de
distorção idade/série das turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de
32,1,% para 3%; Concluir o ano letivo de 2016 com 100% dos alunos do 4º e 5º
ano tendo adquirido com proficiência as habilidades da leitura , da escrita e
do letramento social.
|
2.16. Explicitar a metodologia de ensino a ser
utilizada:
Serão
utilizadas metodologias e estratégias inovadoras que estimulem à prática da
leitura. Para execução do projeto, foram definidos os temas que serão
trabalhados em cada bimestre de vigência do PIP: para o 1º bimestre:
Conhecendo o município de São Gonçalo do Amarante; para o 2º bimestre,
elegemos Meio Ambiente; para o 3º bimestre, Respeito a diversidade cultural;
para o 4º bimestre propomos Saúde e qualidade de vida, interagindo sempre os
conteúdos com ambientes de redes digitais. Será utilizada as seguintes
estratégias: Elaboração de histórias por meio de softwares educativos;
Audição e a produção de um programa de rádio escolar, Postagens de textos
feitos pelos alunos no blog da escola; Leitura e pesquisas nos tablets;
Realização do correio da amizade, Reprodução e produção de vídeos; Realização
de oficinas literárias; Realização de trabalhos de pesquisa; Produção de
documentário através de imagens (audiovisuais); Apresentação de seminários;
Ciclos de palestras e debates; Produção de cordéis; Produção e apresentação
de paródias e dramatizações; Reprodução e produção de obras de artes;
Produção de maquetes; Apresentação de Saraus abertos à comunidade escolar;
Pintura em tela de patrimônios do município de São Gonçalo do Amarante;
Exposição Arte das telas pintadas pelos alunos; aula-passeio ao Santuário
Ecológico de Pipa, para 12 alunos destaque de cada turma.
|
2.17. Referências: (Relacionar as referência
consultadas que resplandam e projeto)
BALTAR,
Marcos. Letramento radiofônico na escola. Linguagem em (Dis)curso LemD, v. 8,
n. 3, p. 563-580, set./dez. 2008. Disponível em
http://www.scielo.br/pdf/ld/v8n3/08.pdf. Acesso
dia 20 nov. 2015. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 10.ed.
São Paulo: SP: editora Scipione, 2004. CÂNDIDO, F. Francineide. Aprendizagem
significativa em uma sala de apoio aos alunos do Ensino Fundamental: um olhar
sobre as práticas pedagógicas. UMa. Funchal, Portugal. 2013.
CARBONELL,
J. A Aventura de Inovar: A mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CUNHA, M. I. da. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de
saberes na docência universitária. Cadernos Pedagogia Universitária, USP,
2008. GADOTTI, Moacir Projeto Político-Pedagógico da Escola Cidadã. In:
BRASIL, MEC. Salto para o Futuro: Construindo a escola cidadã. SEED.
Brasília, 1998. SOARES, Magda. Letramento e Escolarização. In: RIBEIRO V, M.
(Org). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, p.89-113, 2003.
|
|||||||
3. Formulário de
Cadastro dos Investimentos a serem financiados
|
|||||||
Lista dos itens a serem financiados
|
|||||||
Item:
|
Unidade de medida:
|
Quantidade:
|
Valor
Unitário:
|
Total:
|
|||
ENVELOPE
PARA CARTA 114X162 75g C/RPC 2017 CX C/1000
|
CAIXA
|
2,00
|
50,00
|
100,00
|
|||
AQUISIÇÃO
DE SERVIÇO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIRO FRETE DE ÔNIBUS PARA AULA-PASSEIO AO
PARQUE ECOLÓGICO DE PIPA
|
UNIDADE
|
1,00
|
1.500,00
|
1.500,00
|
|||
LIVROS PARADIDÁTICOS
|
UNIDADE
|
100,00
|
40,00
|
4.000,00
|
|||
RÉGUA EXTENSORA BIVOLT COM 6 TOMADAS TRIPOLARES
(2P+T), INTERRUPTOR LIGA/DESLIGA E FUSÍVEL PROTETOR
|
UNIDADE
|
5,00
|
100,00
|
500,00
|
|||
CAIXA AMPLIFICADA MULTFUNCIONAL
|
UNIDADE
|
1,00
|
2.000,00
|
2.000,00
|
|||
RESMA DE PAPEL OFÍCIO A4
|
RESMA
|
20,00
|
25,00
|
500,00
|
|||
NOTEBOOKS
|
UNIDADE
|
4,00
|
1.650,00
|
6.600,00
|
|||
TONER PARA IMPRESSORA
|
UNIDADE
|
8,00
|
100,00
|
800,00
|
|||
REPETIDOR/
ROTEADOR WI-FI N 150 MPBS NPLUG
|
UNIDADE
|
1,00
|
150,00
|
150,00
|
|||
ROTEADOR 40 S/ FIO N 150 MBPS WRN 240
|
UNIDADE
|
1,00
|
150,00
|
150,00
|
|||
TELAS PARA PINTURA
|
UNIDADE
|
100,00
|
40,00
|
4.000,00
|
|||
PINCEIS PARA PINTURA DE TELAS
|
UNIDADE
|
90,00
|
10,00
|
900,00
|
|||
TINTA OLEO PARA PINTURA DE TELAS
|
UNIDADE
|
90,00
|
10,00
|
900,00
|
|||
MICRO SYSTEM
|
UNIDADE
|
1,00
|
400,00
|
400,00
|
|||
MICROFONES
|
UNIDADE
|
2,00
|
300,00
|
600,00
|
|||
MULTFUNCIONAL LASER COLOR
|
UNIDADE
|
1,00
|
2.000,00
|
2.000,00
|
|||
TELA
DE PROJEÇÃO - TRIPÉ COM AJUSTE DE ALTURA
|
UNIDADE
|
1,00
|
600,00
|
600,00
|
|||
TABLETS
|
UNIDADE
|
30,00
|
400,00
|
12.000,00
|
|||
DATASHOW
|
UNIDADE
|
1,00
|
1.800,00
|
1.800,00
|
|||
FILMADORA
FULL HD COM PROJETOR INTEGRADO
|
UNIDADE
|
1,00
|
2.500,00
|
2.500,00
|
|||
Total
|
42.000,00
|
||||||
4. Formulário de
Cadastro da Equipe
|
|||||||
Lista da equipe
|
|||||||
Nome:
|
CPF:
|
Função:
|
Código INEP:
|
||||
ADENILDE LIMA DE
SÁ CRUZ
|
037.629.004-8
5
|
PROFESSORA
|
|||||
ADRIANA SOUSA DE
ANDRADE
|
060.704.294-0
0
|
PROFESSORA
|
|||||
ANDERSON DE
SOUZA SILVA
|
033.721.744-0
2
|
PROFESSORA
|
11971451401
0
|
||||
GIOCONDA
ALBUQUERQUE SILVA DE FRANCA
|
413.072.754-0
0
|
PROFESSORA
|
11966777582
7
|
||||
VERÔNICA MARIA
OLIVEIRA DE SOUZA
|
655.776.204-4
9
|
COORDENADORA
|
|||||
Justificativa:
|
|||||
5. Cronograma de
execução e perfil geral
|
|||||
Lista de atividades
|
|||||
Atividade
|
Meses
|
||||
Execução
da Temática Conhecendo o município de São Gonçalo do Amarante; Elaboração de
Vídeos documentário sobre São Gonçalo do Amarante pelos alunos
|
Fevereiro,
Março, Abril
|
||||
Execução
da temática Meio Ambiente; Produção de um programa de rádio escolar realizado
pelos alunos.
|
Abril, Maio,
Junho
|
||||
Execução
do Projeto Respeito a diversidade cultural; Realização da Mostra cultural
|
Julho, Agosto,
Setembro
|
||||
Execução
da Temática Saúde e qualidade de vida; Postagens no blog da escola de textos
produzidos pelos alunos sobre a temática.
|
Outubro,
Novembro, Dezembro
|
||||
5.1. Perfil escolar:
|
5.2.
Instalações e equipamentos em condições de uso:
|
||||
Perfil
|
Quantidade
|
Equipamentos
|
Possui
|
Quantidad e
|
|
Número total de Alunos:
|
184
|
Laboratório de Informática:
|
Não
|
||
Número de Professores:
|
8
|
Biblioteca/sala de leitura:
|
Não
|
||
Número de Funcionários:
|
12
|
Sala de Recursos
Multifuncionais:
|
Não
|
||
Número de Turmas:
|
8
|
Projetor de imagem:
|
Sim
|
1
|
|
Turnos:
|
(
X ) Manha ( X ) Tarde ( ) Noite
|
Câmara digital:
|
Não
|
||
Horário de funcionamento:
|
07:00 a 17:30
|
Máquina de fotocópia:
|
Sim
|
1
|
|
5.4. Programas existentes:
|
Computadores a disposição
de alunos:
|
Não
|
|||
MAIS EDUCAÇÃO
|
Computadores a disposição
de professores:
|
Sim
|
1
|
||
Internet:
|
Sim
|
||||
Diretor:
ANA HELOISA SILVA DE OLIVEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário