Escola Estadual Professor Bevenuto Filho
Projeto: Diversidade Cultural
Tema: Cultura Regional brasileira
Tempo de duração: 3º bimestre
Público Alvo: Alunos do 1º ao 5º Ano
São Gonçalo do Amarante/RN
2016
1 .Justificativa:
Cada escola tem suas histórias e preocupações, o que faz umas serem
diferentes das outras. A comunidade escolar é formada por diversos grupos
étnicos, cada qual com seus costumes, rituais e crenças. Portanto devemos reconhecer
que a sociedade brasileira é multicultural e que existe uma diversidade étnica
e cultural dos diferentes grupos sociais que a compõem.
Em um contexto em que se
fala em globalização, que em síntese,
refere-se à internacionalização do capital, tendo por base a produção,
distribuição e consumo de bens e serviços, organizados a partir de uma
estratégia mundial e voltados para um mercado mundial, visando atender, de
forma padronizada, o gosto de consumidores em todos os recantos do planeta.
Salienta-se com isso, o caráter opressivo da globalização em relação às
identidades culturais diversas, sobretudo quando se leva em conta que
globalizar pode significar homogeneizar, diluindo identidades e apagando as
marcas das culturas ditas inferiores (FLEURI, 2003).
A partir dessas afirmações anteriores, a Escola
Estadual Professor Bevenuto Filho elaborou o Projeto Diversidade Cultural, no
qual se propõe uma discussão não só com os alunos, mas também com toda a comunidade
escolar, sobre a identidade cultural brasileira e as várias culturas existentes
nas regiões de nosso país, buscando integrar todos os eixos do conhecimento, para
explorar várias habilidades e competências dos alunos.
Sendo assim, se faz necessário abordar as
diferentes etnias como a cultura europeia, os índios e os africanos existentes na
origem de todas as regiões brasileiras e sua influência no âmbito cultural
como: obras de arte, danças, brincadeiras, músicas e artesanato, pois é preciso
incentivar nossos discentes a superar preconceitos raciais e culturais,
tornando-os cidadãos críticos que participam do processo social, conscientes de
seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo, buscando uma “educação para a tolerância”, “cultura paz” e
“respeito às diferenças culturais” entre povos, etnias, nações (LOPES, 1999).
O objetivo do Projeto é promover uma educação
para a cidadania, proporcionando uma convivência com a cultura do outro. Desta
forma, damos um passo importante em prol de uma proposta educacional e
curricular multiculturalista, na medida em que levamos a comunidade escolar a reconhecer
o valor da pluralidade e da diversidade cultural, bem como a necessidade da
formar para a cidadania com base no respeito às diferenças, como orienta os
Parâmetros Curriculares Nacional quando trata do tema Transversal “Pluralidade
Cultural” (BRASIL, 1998).
2. Objetivos
Objetivos Didáticos:
Dar oportunidade para que os alunos possam:
· Conhecer
as diversidades culturais das regiões brasileiras, bem como suas
particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir,
crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e
envolvente.
· Experimentar
vivências do campo das Artes Visuais, Música e Dança existentes nas regiões
brasileiras.
· Apreciar,
valorizar e respeitar a diversidade cultural presente na sociedade em que
vivemos.
Objetivo Compartilhado:
Socializar os materiais confeccionados pelos alunos
por meio de exposição e apresentações para que todos os que participarem possa
compreender a importância da diversidade cultural na construção da
sociedade em que vivemos.
3 Conteúdos:
Artes Visuais:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Ampliação
de conhecimentos das diferentes formas de expressão artística e de diversas
obras ligadas a cultura de cada região brasileira.
|
Exploração
e utilização de alguns procedimentos artísticos necessários para desenhar,
pintar, colar, modelar e construir, identificando seu uso nas produções.
Construção
de produções plásticas e gráficas apresentadas, bem como, as
produzidas.
|
Apreciação
das suas produções e dos outros por meio da observação e da leitura de elementos
da linguagem artística.
|
Arte Musical:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Reconhecimento
e utilização expressiva, em contextos musicais da região estudada.
|
Participação
de jogos, brincadeiras e atividades que
envolvam os ritmos musicais e a improvisação musical.
Exploração
de sons.
Interpretação
de músicas e canções diversas.
|
Valorização
os diferentes ritmos musicais.
Reflexão
sobre a música como produto cultural do ser humano.
|
Educação Física/ Coreografia/Dança:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Ampliação
de possibilidades expressivas do próprio movimento como gestos e ritmos,
utilizando expressões encontradas nas diferentes regiões estudadas.
|
Vivência
de situações cotidianas em que a criança explore gestos e ritmos corporais em
suas brincadeiras, danças e situações de interação,
Participação
em ensaios da coreografia da dança que representar a região estudada.
|
Valorização
das conquistas corporais, pessoais e no coletivo.
|
Língua Portuguesa:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Reconhecimento
e utilização da Linguagem oral e escrita nos contextos das regiões estudadas.
|
Participação
de jogos, brincadeiras e atividades que envolvam produção e leitura de
textos.
Exploração
da linguagem oral e escrita.
Interpretação
e Produção de textos de diversos
gêneros.
|
Valorização
dos diferentes tipos de texto.
Reflexão
sobre a escrita como produto cultural do ser humano.
|
História:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Reconhecimento
das dimensões sociais, políticas e
culturais como meio para construir a noção de identidade de um povos e sua história.
|
Participação
em jogos, brincadeiras e atividades que envolvam a História da região
estudada.
Participação
em Pesquisa histórica.
Interpretação
dos dados da pesquisa histórica.
Construção
de linha do tempo.
|
Valorização
da História de cada região.
Reflexão
critica sobre a História de cada região brasileira, reconhecendo a história como
produto cultural do ser humano.
|
Geografia:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Reconhecimento
da espacialidade geográfica de cada
região estudada, fundamentando-se numa visão histórica, social, política,
cultural e econômica.
|
Participação
em jogos, brincadeiras e atividades que envolvam a Geografia da região
estudada.
Participação
em Pesquisa Geográfica.
Leitura
e Interpretação dos dados de gráficos e mapas.
Produção
de gráficos mapas.
|
Valorização
da História de cada região.
Reflexão
critica sobre a espacialidade
geográfica de cada região estudada, fundamentando-se numa visão histórica,
social, política, cultural e econômica.
|
Religião:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Reconhecimento
da especificidade Religiosa de cada
região estudada, Procurando desvendar os saberes e as verdades dos
mitos e dos ditos populares com base nos valores e questões éticas.
|
Participação
em jogos, brincadeiras e atividades que envolvam a Religião da região
estudada.
Participação
em Pesquisa.
Leitura
e Interpretação dos
mitos e dos ditos populares.
|
Valorização
da especificidade Religiosa de cada região.
Reflexão
critica sobre a de
cada especificidade Religiosa de cada região estudada, fundamentando-se numa
visão histórica, social, política, cultural e econômica.
|
Matemática:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Reconhecimento
das diferentes formas de representações dos números.
Ampliação
do tratamento da informação.
|
Participação
em jogos, brincadeiras e atividades que envolvam os conceitos matemáticos.
Leitura
e interpretação de listas, tabelas e gráficos de dados sobre a região
estudada.
Participação
em coleta de dados e organização das informações em listas, tabelas e
gráficos.
|
Valorização
e utilização de estratégias para solução de problemas de formas satisfatória.
Revisão
das estratégias quando os resultados não satisfazem.
Utilização
dos conceitos matemáticos de forma coerente e lógica.
|
Ciências:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Reconhecimento
dos alimentos
típicos de cada região, seus nutrientes e hábitos de alimentação.
|
Participação
em jogos, brincadeiras e atividades que envolvam os conceitos da Ciência.
Leitura
e interpretação de listas e tabelas dos nutrientes dos alimentos.
Participação
em entrevistas, em observação direta e indireta, em experimentação.
Elaboração de desenhos, quadros, esquemas, listas, pequenos textos, tabelas. Produção de maquetes e cartazes.
|
Valorização
e respeito as diferenças dos hábitos de alimentação das
regiões brasileiras.
Desenvolvimento
de atitudes e comportamentos favoráveis à boa alimentação e saúde.
|
4 Metodologia
Etapas prováveis e Orientação didática:
Cada turma desenvolverá o
estudo sobre uma região brasileira, a
cultura da região estudadas será explorada em todas as disciplinas.
OD-Cada região trabalhada será abordada pelo educador
de uma maneira especial, visando despertar o interesse dos alunos.
Levantamento de conhecimentos prévios.
OD-Neste momento o educador irá em roda de conversa ,
fazer o levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre o tema a ser
trabalhado, estabelecendo relações com os novos conteúdos.
Interação do grupo
OD- Interação dos grupos através de pesquisas, jogos,
brincadeira, ensaios de danças, produção de cartazes e atividades artísticas no
coletivo.
Rodas de Conversa formais e informais
OD- Nestes momentos os alunos serão levados a
refletir sobre a cultura da região em estudo e sua relação com a região que
moramos.
Rodas de Leituras e Apreciação
OD- O educador utilizará este momento para apresentar e
apreciar obras de Artes, Musica e dança bem como os artistas que retratam a região
estudada.
Será fito leitura de
materiais variados como, jornais, revistas, gibis, sobre a cultura da região
estudada, apresentação de vídeos de danças típicas da região, músicas e
apreciação de obras de arte.
OD- A educadora vai fazer uso de diferentes portadores
textuais, para que os alunos possam dar significado a aprendizagem dos eixos
trabalhados.
O fazer artístico
OD- Os alunos irão vivenciar situações em que serão
orientados na produção de trabalhos artísticos, propiciando o
desenvolvimento de um percurso de criação pessoal.
Expressão corporal (Dança).
OD- Através de ensaios de uma dança típica da região
estudada para apresentação na culminância do projeto, serão explorados junto
aos educando a expressão corporal das diferentes regiões brasileira.
Apreciação musical
OD- Neste momento os alunos vão escutar e interagir com
obras musicais diferentes, voltados a cultura a produção musical do povo da
região brasileira em estudo.
Avaliação processual:
Será observado se o projeto está atingindo
plenamente os objetivos propostos. Através da auto avaliação de sua prática pedagógica
e do desempenho dos educandos, observando as produções dos alunos e seu
envolvimento nos temas propostos.
O processo de avaliação será contínuo, através de observações e
registros do professor que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos
alunos, das habilidades conquistadas interpretação, expressão, criticidade,
comunicação, criatividade, autonomia, respeito as regras sociais, etc. Estes,
são o norte para que estes sujeitos possam agir como (trans)formadores do preconceito,
pelo respeito a diversidade brasileira
Produto
Final:
Exposição dos trabalhos dos alunos, apresentação
de dança e feira gastronômica de comidas regionais para pais e comunidade
escolar em uma “Noite Cultural”
Recursos Necessários:
- Figurinos para as apresentações
de danças (Chapéus, botas, vestidos, saias, blusas, camisetas);
- Material para decoração (TNT de
varias cores, fita adesiva, EVA de varias cores, tesouras, pincel permanente,
cola de isopor e cola branca);
- Material para as aulas (papel
oficio, copias, lápis coloridos, pincel para quadro branco de varias cores,
cartolina branca, papel madeira, pincel permanente varias cores, CD, DVD,
aparelho de DVD, Aparelho de som, Caixa de Som);
Avaliação do projeto:
Durante todo o projeto serão avaliados o desempenho
dos alunos e o interesse dos mesmos pelo tema abordado assim como as atividades
propostas, visando melhorar a abordagem didática, metodológica e recursos
didáticos utilizados pela educadora.
Bibliografia:
BRASIL.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares Nacionais:
Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Brasília: MEC/SEF, Vol. 10, 1997.
FLEURI,
R. M. Multiculturalismo e interculturalismo nos processos educacionais. IN: LINHARES,
C. F. et ali. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. ENDIPE. Rio de
Janeiro: DP&A, 2003.
LOPES,
A. C. R. Pluralismo cultural em políticas de currículo nacional. In: MOREIRA,
A.F.B. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.
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